Versão Lux do Cycloar reduz ainda mais as pragas na armazenagem

Sistema é totalmente ecológico e seguro

O novo Sistema de Exaustão Cycloar Lux chegou ao mercado, provocando uma revolução na proteção aos grãos que ficam guardados em silos e armazéns. A tecnologia que já comprovou sua eficiência em vários clientes, com mais de 350 mil unidades instaladas pelo Brasil, faz agora, além de exaustão, também iluminação, uma vez que promove a entrada de luz natural no interior das Unidades de armazenagem.

O Cycloar é um sistema de exaustão natural, sem motores, que retira destas unidades o calor que se forma no seu interior, somente com a utilização do vento. A eliminação deste calor já provoca uma queda sensível na temperatura interna e elimina uma série de pragas que se formam neste ambiente.

O efeito luminoso da versão amplia ainda mais o espectro de pragas eliminadas porque interfere na atividade metabólica dos insetos e fungos de superfície. A luminosidade inibe, por exemplo, o acasalamento e oviposição diurno de traças voadoras (ephestia, plodia e sitotroga).

“Estas traças atacam a superfície da massa de grãos, também formando aglomerados de fios como se fossem teias, que dificultam a entrada de ar entre os grãos, propiciando o ambiente ideal para proliferação de fungos contaminantes e aumentando as perdas do que está armazenado e o prejuízo do produtor”, afirma o Diretor Comercial da Bioar, distribuidor e consultor técnico da Cycloar no Paraná, Gilberto Sobzak. Acrescentando que é uma verdadeira revolução na conservação de grãos, “uma grande inovação tecnológica”, afirma ele.

 

Segurança do Trabalho

O ambiente armazenador de grãos em silos verticais metálicos e em armazéns graneleiros é escuro, dificultando a observação visual da qualidade do produto. Segundo Gilberto, este local é classificado como “espaço confinado” pelas normativas do Ministério do Trabalho e requer todo um procedimento padrão para seu acesso. A necessidade de entrar nestas unidades para monitoramento, expurgo, ou limpeza, dá-se muitas vezes, com o silo cheio ou vazio, e com baixa luminosidade.

 

E é aí que mais uma vez a versão Lux do Cycloar, vem contribuir de forma inusitada ao setor. Com seu novo formato onde consta uma tampa translúcida, ele traz claridade para o silo e/ou armazém e facilita a visibilidade para os trabalhadores evitando riscos de acidentes que podem ser, muitas vezes, fatais.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.