Vereador propõe Semana de Prevenção e Combate da Depressão Pós-Parto

Vereador Valdecir Alcântara (Divulgação)

Com a alarmante estatística de que uma em cada quatro mulheres sofre com a depressão pós-parto, chama a atenção a necessidade de políticas públicas de diagnóstico e tratamento destas mães.

O Projeto de Lei 92/2017, protocolado nesta quarta-feira (12) pelo vereador Valdecir Alcântara, quer dar mais visibilidade à questão e instituir no calendário oficial do município a Semana de Prevenção e Combate da Depressão Pós-Parto, a ser realizada anualmente na semana do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

De acordo com o vereador, a criação de uma semana específica dedicada ao assunto “pode melhorar o acesso às informações sobre a depressão pós-parto e servir de estímulo para que os órgãos competentes criem ações voltadas para a prevenção e tratamento”.

Valdecir destaca ainda a importância de procurar ajuda médica e evitar o agravamento do quadro, que inclui tristeza, desesperança, alterações de humor e do sono e até pensamento delirante ou suicida. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), de 60% a 80% das mulheres apresentam alterações emocionais após a gestação e em pelo menos 10% dos casos a depressão pós-parto pode levar ao suicídio.

Para fundamentar a proposição, o vereador cita ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigo 7º, que garante “o direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência” e ainda o Artigo 8º que assegura a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde.

(Assessoria)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.