Unioeste sedia I Festival de Música Clássica

Acontece, até o próximo sábado (15) o I Festival de Música Clássica 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu. O evento tem parceria com a Diretoria de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Foz e as apresentações serão realizadas pelos professores e estudantes que integram o festival.

A programação conta com a realização de aulas para músicos e estudantes, concertos noturnos e sociais. Além disso, o Festival promove “assaltos musicais” que levaram a música clássica até as escolas, praças, hospital, a feirinha do Bosque Guarani e o aeroporto. Essas apresentações são promovidas por instrumentos como violino, corda, piano e violoncelo.

De acordo com o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, “o festival cumpre o propósito de aproximar a população da música clássica, democratizar o acesso e divulgar a música de qualidade. Além disso, ele é formativo, contribui na integração com a Universidade, e com a projeção de Foz do Iguaçu na cena musical nacional e internacional”

A equipe de professores que integra os festivais permanece por uma semana em cada um dos festivais do circuito, e alunos bolsistas acompanham a equipe na formação básica da Orquestra de cada festival. “Cada encerramento de festival representa a abertura do próximo, que acontece no munícipio sucessor”, explicou o Maestro. Destinado a estudantes de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), piano e orquestra de cordas, o festival é dirigido por grandes nomes da música clássica, com a Direção Artística do Maestro Jean Reis, a Direção Administrativa, Gehad Hajar e a Direção Pedagógica, Raquel Mantovani.

 

 

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.