União de esforços leva mais segurança para a Região Norte

Na tarde desta quinta-feira foi inaugurada a sede própria da UPS do Interlagos e de um dispositivo inteligente de segurança no Território Cidadão II

O prefeito Leonaldo Paranhos e o vice Jorge Lange, o presidente da Câmara, Gugu Bueno, os deputados estaduais Adelino Ribeiro e Marcio Pacheco, junto a comando da Polícia Militar, tenente-coronel Rubens Garcez, e a comunidade, inauguraram hoje (21) a sede própria da UPS (Unidade Paraná Seguro) da Região Norte, no Bairro Interlagos. A unidade, que ficou pronta em tempo recorde a partir de esforços de diferentes setores, com parcerias entre o Município, Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Governo do Estado e a comunidade é, de acordo com o prefeito, um reflexo de como Cascavel vem sendo administrada. “Essa UPS é o modelo da nossa gestão. Aqui ela simboliza o que estamos fazendo: sintonia, parceria com a comunidade, com as entidades, para que as coisas aconteçam em Cascavel”, disse Paranhos.
A nova sede, que foi construída ao lado da unidade de saúde do bairro, conta com 135 metros quadrados de edificação e a construção foi realizada pela Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel) em parceria com a comunidade. A UPS da Região Norte de Cascavel também foi a primeira a ser implantada no Paraná, há 5 anos, e a construção da sede própria foi uma reivindicação das lideranças da região e um desafio aceito pela administração municipal.
Também participaram do ato os vereadores Romulo Quintino, Valdecir Alcantara, Josué de Souza, Alécio Espínola, Celso Dal Molin, Roberto Parra e Sidnei Mazutti, além do presidente da Acic, Edson Vasconcelos e o coordenador da Acic/Norte, Juarez Araújo.
Sistema inteligente
Ainda nesta quinta-feira, antes de inaugurar a sede própria da UPS, o prefeito também apresentou a nova ferramenta de suporte à segurança dos moradores da Região Norte, um sistema de monitoramento inteligente, que foi instalado ao lado da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima. O sistema foi desenvolvido e fabricado pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e além deste, há somente outro modelo parecido funcionando no Brasil.
De acordo com o presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, o sistema conta com quatro câmeras, sendo que uma delas registra imagens em 360°, com capacidade de captação de imagens de até 3 mil metros e zoom de até 1,5 mil metros. Há um sistema de comunicação que quando acionado entra em contato com a Guarda Municipal e por meio do qual a guarda tem condições de fazer o atendimento diretamente da central. Há também um sistema de emergência que, quando acionado, solicita o deslocamento da guarda até o Território Cidadão II.
O sistema inteligente de monitoramento é a prova de balas e também é capaz de identificar placa de carro e faz o reconhecimento facial.
O objetivo do governo municipal é que futuramente cada escola e cada Cmei tenha instalado nos seus arredores um sistema como este. O “totem de segurança” faz parte das ações do Programa Rua Segura, que será lançado no retorno das aulas, no dia 8 de fevereiro.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.