Transparência adotada em Cascavel inspira governo do Estado

Paranhos participou da reunião de secretariado de Ratinho (Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, participou na manhã de hoje (29) da reunião de secretariado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu. Paranhos foi convidado para falar sobre o modelo de transparência adotado em Cascavel, que desde 2017 transmite ao vivo as licitações públicas.

O modelo de Cascavel foi adotado pelo Estado que publicou um decreto na semana passada determinando que todos os processos licitatórios do Governo do Paraná deverão ser transmitidos ao vivo pela internet.

De acordo com o decreto assinado pelo governador, a transmissão deve ser feita pelo Portal da Transparência e os arquivos em vídeos ficarão armazenados para consulta no site do governo.

Todos os pregões presenciais serão filmados por duas câmeras posicionadas em pontos diferentes da sala. De acordo com o decreto, a gravação deve mostrar a abertura dos envelopes com a documentação de habilitação das empresas concorrentes, a verificação, o julgamento e a classificação das propostas apresentadas.

A primeira transmissão transmitida ao vivo pelo Facebook em Cascavel foi em janeiro de 2017, no primeiro mês da administração de Paranhos. A Prefeitura mostrou, em tempo em real, a abertura das propostas do processo de licitação para a construção de um parque linear na cidade, com valores estimados em R$ 18 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.