Território II encerra fase de sensibilização com mais de 17,3 mil atendimentos

A primeira etapa chegou ao fim com um saldo positivo de atendimentos no Território Cidadão II, na região norte da cidade. A denominada fase de sensibilização no Bairro Interlagos, que é focada em apresentações culturais e recreativas foi encerrada com sucesso, totalizando 17.308 atendimentos no período de 26 de maio a 12 de junho.

Somente a Secretaria de Cultura agitou 6.222 cidadãos em frente ao palco e outras 1.346 nas diversas atividades do ônibus biblioteca, mobilizando 7.568 pessoas de todas as idades com ações do Projeto Lixoteca, contação de história, dança, gincanas, músicas de todos os gêneros, teatro, inclusão de jovens, idosos e crianças, combate as drogas e muito mais.

“Foram apenas 15 dias, mas foram intensos, com atividades variadas no palco instalado ao lado da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, que envolveram toda a comunidade e as equipes das secretarias, numa demonstração de que juntos é possível fazer muito. Agora alteramos o layout para atender administrativamente a população e realizar as obras e serviços programados com as secretarias, dando continuidade ao projeto de forma mais efetiva”, avalia o coordenador executivo do Programa Território Cidadão, Ailton Lima.

2,4 mil atendidos na Saúde

Numa parceria com o Exército, que marcou presença nos primeiros oito dias de implantação do Território II, a equipe da Saúde registrou nas duas semanas um total de 1,2 mil orientações de saúde e 838 atendimentos, incluindo aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), eletrocardiograma e vacina contra a gripe, além de mais 400 atendimentos por meio do Comboio da Saúde, que concentrou o atendimento no período de 8 a 11 de junho no local, totalizando 2.438 acolhidos.

2,5 mil beneficiados no Esporte

Com atividades de Esporte e Lazer, aproximadamente 2,5 mil pessoas foram alcançadas durante o período. Elas puderam brincar na cama elástica, jogar xadrez ou minibasquete, desafiar com  embaixadinhas, fazer alongamento e participar de torneios de tênis de mesa.

3,8 mil alcançados na Assistência Social

A Assistência Social também esteve presente com 12 expositores da Economia Solidária, registrando 1,2 mil atendimentos por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social); 420 agendamentos de identidade; 120 participantes do FeliCidade do Idoso e outras 300 pessoas envolvidas no show de talentos do Território, tudo isso ao doce sabor de 1,8 mil algodões doces distribuídos.

 

Mais de mil crianças envolvidas

A criançada teve papel importante nesta fase do Território II, que coincidiu com a Semana Mundial do Meio Ambiente e que envolveu cerca de 400 alunos de 4º e 5º anos de escolas municipais com ações educativas ambientais. Outros 600 estudantes da rede municipal participaram de palestras informativas com a Defesa Civil na Escola, totalizando mil envolvidos nos 15 dias.

Nova fase

Com a sensibilização concluída e a proposta do Território Cidadão semeada entre os moradores, agora é o momento de iniciar a nova fase do programa no Interlagos, região que envolve também moradores do Brasmadeira, numa abrangência de pelo menos 21,4 mil pessoas.

 

A partir de segunda-feira (19), equipes indicadas pelo prefeito Leonaldo Paranhos permanecerão na sede do Território II com o denominado “Gabinete Cidadão”, por meio do qual os moradores poderão fazer reivindicações, reclamações, apontar sugestões e até mesmo manifestar satisfações e elogios em relação ao programa ou demais ações de governo.

“É uma forma de fazermos um feedback das atividades com quem participa do programa”, explica Ailton, lembrando que serão realizados processos de mutirão para atender demandas de obras públicas que foram levantadas durante a fase de implantação do Território.

 

Programação de 19 a 23 de junho

Dia 19 – A Secretaria de Meio Ambiente realizará serviços de roçada nos terrenos que ainda não passaram por limpeza e fiscalização de terrenos baldios.

 

Dia 20 – Data em que a Secretaria de Serviços e Obras Públicas tem agendado para a troca de lâmpadas com problemas e limpeza de bueiros.

Dia 21 – A Cohavel intensificará o trabalho de regularização fundiária no Loteamento Araucária e pequenos reparos nas estruturas públicas municipais.

Dia 22 – A Cettrans fará a conclusão de sinalização vertical e horizontal nas ruas do bairro.

Dia 23 – Nesta data a Secretaria de Planejamento e Urbanismo avaliará os trabalhos desenvolvidos no bairro e planejará futuras ações para a região do Interlagos e do Brasmadeira.

(Da Secom)

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.