Território Cidadão I passa a contar a partir de hoje com uma Farmácia Básica própria

“Não se faz Saúde por decreto, não se faz Saúde sem gente, sem estrutura e, principalmente, sem planejamento. E esta unidade aqui é fruto de um grande projeto, de várias conversas de longas tardes de domingo durante a nossa campanha, de um levantamento feito também durante a implantação do Território Cidadão I aqui no Cascavel Velho no início deste ano, de um longo planejamento que fizemos, que agora se torna realidade”, comemorou o prefeito Leonaldo Paranhos na manhã de hoje (30), quando foi entregue à comunidade da região sul da cidade a Farmácia Básica III, que inicia atendendo das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira e com plantões aos sábados, domingos e feriados das 13 às 19 horas, “suprindo a demanda de mais de 10 mil moradores que precisavam se deslocar ou para a Avenida Tancredo Neves ou para a região do Bairro Brasília para buscar medicação”, complementou o prefeito, que recebeu para o ato inaugural diversos vereadores, líderes comunitários, servidores da Saúde e moradores do entorno da Farmácia, localizada à Rua Emilio de Menezes, 692, no Bairro Cascavel Velho.

“O próprio Cristo disse que ‘a quem muito foi dado muito será cobrado’ e a sua missão é grande e abençoada, prefeito”, disse o padre Gustavo, que participou do ato concedendo a bênção inaugural do local e da comunidade que irá se beneficiar dos medicamentos dispensados pela nova farmácia, que foi aberta em imóvel locado, com 177 metros quadrados, cumprindo todas as exigências do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária previstas para estabelecimentos de saúde.

O prefeito agradeceu as palavras do sacerdote, e disse que realmente tem sido abençoado, uma vez que tem contado inclusive com um legislativo que sequer tem feito pedidos particulares no gabinete. “São muitas as demandas. São muitos os pedidos padre, mas sou abençoado porque tenho um legislativo que não entra na minha sala para pedir benefícios próprios e, sim, para solicitar avanços para a cidade. E tenho tido a responsabilidade de planejar”, relatou, elencando várias conquistas já obtidas somente na área da saúde e a contratação, somente este ano, de mais de 980 servidores para as mais diversas áreas.

“Somente para o PSF [Programa Saúde da Família] ampliamos em 12 equipes; nos próximos dias queremos, com responsabilidade, implantar a tão esperada pediatria na UPA Veneza; inauguramos aqui no Território também a USF Presidente e trouxemos mais 29 servidores para mais duas equipes de PSF; também inauguramos a USF Riviera e a Pioneiros Catarinenses neste mês de aniversário de Cascavel, entre outras várias ações que estão melhorando a saúde. Ontem recebi uma pesquisa da população que reconhece que a saúde tem sido prioridade no nosso governo”, continuou o prefeito, que teve o reconhecimento do novo investimento enaltecido nos discursos dos vereadores Alécio Espínola, líder do governo na Câmara; Pedro Sampaio; Valdecir Alcântara; Sidnei Mazzuti e Dolival Lino.

Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana Cavalli, o imóvel terá custo mensal de R$ 2.200,00, referente ao aluguel das instalações. A estrutura física destaca-se pela qualidade, além de possuir móveis e equipamentos novos, bem como pela capacidade de serviços a serem oferecidos, com recepção, sala da coordenação, banheiros masculinos e femininos adaptados, banheiros para funcionários, local de estoque, copa, estar para funcionários, arquivo morto e depósito de material de limpeza. “Com esta nova unidade teremos como oferecer melhor cuidado e assistência à população desta região, facilitando o acesso dos moradores à medicação e a atenção dos nossos profissionais aos pacientes”, detalhou, lembrando que a nova farmácia começa com sete novos servidores, sendo uma administradora, dois farmacêuticos, três técnicos em Farmácia e um zelador. Na próxima semana assumem mais três técnicos em Farmácia.

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.