Teatro histórico destruído por incêndio é reinaugurado em Londrina

O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, foi destruído por um incêndio e reconstruído pelo Governo do Estado. (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

O governador Beto Richa reinaugurou na noite desta sexta-feira (30) o Teatro Ouro Verde, de Londrina, Norte do Estado. O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, foi destruído por um incêndio e reconstruído pelo Governo do Estado. “O Ouro Verde mostra a capacidade de reconstrução, da saga histórica daqueles que aqui vivem e que não se curvam aos desafios”, afirmou o governador, na solenidade, que lotou o espaço cultural.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina executou peça composta exclusivamente para a ocasião. Teve apresentação musical, encenação teatral e homenagens. “O Teatro Ouro Verde representa tanto a ousadia dos pioneiros como a alma dos atuais habitantes desta cidade”, disse Richa.

O governador ressaltou a importância do Teatro como símbolo de Londrina e do Estado. Ele relembrou a adolescência vivida na cidade e os filmes que assistia no Outro Verde, que na época era cinema. “O Ouro Verde tem um valor sentimental que está impresso na alma de cada um de nós. Todos aqui se sentem donos de pedaços do Ouro Verde e todos aqui têm uma história daqui para contar”, afirmou.

Apresentação durante a reinaguração (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

Durante a reinauguração, o governador Beto Richa assinou decreto que nomeia 15 agentes universitários de carreira para atuarem no Teatro Ouro Verde. “Com esses funcionários, vamos conseguir manter o funcionamento pleno do Teatro”, disse o governador. O documento também foi assinado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e pela reitora da UEL, Berenice Jordão.

“Nós precisávamos desses técnicos porque perdemos parte do nosso quadro nesses cincos anos, pois muitas pessoas se aposentaram”, disse a reitora. “Aqui, eles atuarão em diversas funções essenciais para o funcionamento do Teatro”, acrescentou.

“O Teatro representa não só a cultura da UEL, de Londrina, como do Paraná. Essa noite de hoje é um presente, demonstra respeito para com a cidade de Londrina, para com a Universidade em termos de recuperação e remodelação de todo este espaço”, disse o secretário.

História

Para reconstruir o Ouro Verde, o Governo do Paraná investiu R$ 17,5 milhões. O teatro recuperou suas características originais e ganhou modernos equipamentos de segurança, iluminação, calefação e de recursos cênicos.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o governo estadual tem sido um importante parceiro da cidade. “Além da reinauguração desse espaço cultural, que é um ícone, o governador Beto Richa nos entregou hoje novas viaturas policiais, que melhorarão a segurança. A cidade está sendo coroada”, disse.

(Agência Estadual de Notícias)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.