Também conhecida como Largo do Fórum, seu nome origina de uma homenagem ao monge beneditino Joviano Baraúna. Construída em 1889 e entre 1916 e 1930, abrigou o Jardim Municipal de Sorocaba, conhecido por Jardim dos Bichos, o primeiro jardim público da cidade com plantas e animais.
A partir de 1968, com a transferência do Jardim dos Bichos para um outro local, a praça passou a ser o endereço do primeiro Fórum de Sorocaba. Realizava-se na Praça uma famosa Feira da Barganha.
Obelisco construído em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na segunda Guerra Mundial na Itália. Inaugurado em 7 de setembro de 1948, foi construído com a colaboração dos cidadãos para homenagear todos os soldados que integraram a FEB, especialmente os 109 soldados sorocabanos enviados à Guerra.
Uma placa fixada no monumento, traz os nomes dos pracinhas sorocabanos que lutaram na guerra, sendo que dois deles – Martins de Oliveira e Cesário de Aguiar – estão assinalados com uma cruz, porque morreram em combate.
Antigo Fórum, também conhecido como Fórum Velho e atual Oficina Cultural Grande Otelo, também conhecida como Casa da Cultura de Sorocaba. Construído em 1940, tendo o seu nome dado em homenagem ao famoso ator Grande Otelo (Sebastião Bernardes de Souza), a Oficina Cultural foi inaugurada em abril de 1994.
Considerada referência para a cultura regional e motivo de orgulho em Sorocaba. Alguns de seus projetos especiais, como os festivais Curta Teatro e Curta Dança, ganharam uma dimensão nacional.