O Largo de São Bento, ou Praça do Mosteiro de São Bento, compreende as dependências do mosteiro e a Igreja de Sant’Ana, conhecida pela população de Sorocaba (SP) como Igreja de São Bento. Todo o conjunto surgiu a partir de uma capela construída por ordem de Baltazar Fernandes, a qual aparece no testamento de Isabel de Proença. Além da Igreja de Sant’Ana, do mosteiro e de um casarão restaurado, o largo abriga o Monumento a Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, e o Monumento a Francisco Adolfo Varnhagem.
O monumento em homenagem ao bandeirante Baltazar Fernandes celebra o fundador do povoado de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, atual cidade de Sorocaba, no ano de 1654. É um dos pontos turísticos mais visitados do município, localizado no Largo de São Bento.
O Mosteiro de Parnaíba é o único da congregação beneditina no Brasil que mantém sua originalidade, e seu prédio é tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT.
A igreja foi construída em taipa e pilão pelos escravos do fundador de Sorocaba, Baltazar Fernandes, em 1660. Foi a primeira Capela de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade. Doada aos monges beneditinos de Santana de Parnaíba, em abril de 1660, passou a ser chamada Igreja de Sant’Ana, com a construção de uma nova matriz. É conhecida equivocadamente como Igreja de São Bento.
Baltazar Fernandes nasceu aproximadamente no ano de 1580, numa fazenda onde hoje é o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Fundou a cidade de Sorocaba em 1654, onde constavam a casa grande e a igreja da fazenda, dedicada a Nossa Senhora da Ponte. Compôs a primeira Câmara Municipal de Sorocaba com seu genro André de Zunega, atuando como juízes. Faleceu aproximadamente em 1667 e seu corpo foi sepultado junto ao altar principal da sua capela, hoje Igreja de Sant’Ana, do Mosteiro de São Bento.
Fonte: Biblioteca IBGE