“Segurança Pública depende de todos nós”, afirma prefeito Paranhos

A Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria de Política Sobre Drogas e Proteção à Comunidade, a Sempro, entregou no fim da tarde de desta terça-feira (27) a nova Central de Videomonitoramento com 26 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.  O videomonitoramente tem sido um grande aliado no combate ao crime em Cascavel. Muitos casos de furtos, acidentes, tráfico e uso de drogas são flagrados pelos agentes que monitoram as câmeras e acionam a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

“Desde a montagem do nosso plano de governo, propus um Plano Municipal de Segurança Pública. A segurança pública não depende apenas dos policiais militares e civis, mas de todos nós. O Município não poderia ficar à margem disso. Fizemos um plano municipal que vai desde o monitoramento dentro das escolas, implantação dos DIS (Dispositivos Inteligentes de Segurança), fizemos convênio com Estado para as câmeras que fazem a captação de imagens de veículos roubados, implantação efetiva da Guarda Municipal em fevereiro de 2017, compra de  equipamentos , armas, implantação da Força Rural, Patrulha Ambiental e Maria da Penha”, disse o prefeito Paranhos em seu pronunciamento na entrega da nova instalação e mais 22 veículos, incluindo oito motos, módulos móveis que vão fazer as regiões classificadas pelas  polícias Militar e Civil, como mais vulneráveis, com picos de roubos e delitos. Também foram entregues, cinco Dusters e duas L-200 que vão ser colocados à disposição da segurança na área rural, num investimento total de cerca de R$3,75 milhões pelo Governo Municipal em segurança.

A secretária da Sempro, Rosely Vascelai afirmou que a determinação do governo municipal é otimizar e aplicar os recursos destinados ao setor com responsabilidade. “Há uma grande expectativa e também uma grande responsabilidade sobre a nossa Guarda Municipal e Guarda Patrimonial. E é preciso destacar o empenho de todos para que os bons resultados que podemos apresentar fossem alcançados”, disse a secretária.

O comandante da Guarda Municipal, coronel Avelino José Novakoski, destacou os investimentos que a Gestão Paranhos vem fazendo na segurança pública. Ele disse que o apoio que a GM vem recebendo da administração garante segurança para toda  população. “As viaturas modulares ficarão em uma base fixa, nos quatro setores que cidade foi dividida: norte, sul, leste e oeste. E, ao mesmo tempo que teremos estas bases, duas motocicletas e estarão fazendo um trabalho de patrulhamento naquela região, interagindo com a comunidade e fazendo com que se gere a sensação de segurança, no sentido de  prevenir e evitar ocorrências desagradáveis”, detalhou.

Todos estes investimentos foram destacados pelo presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Orso. De acordo com ele, a zona rural do município nunca havia recebido tanta atenção  e investimentos não apenas na infraestrutura, mas também na segurança. “Sou admirador desta administração, um dos poucos municípios do Paraná que tem a integração da Polícia Militar e Guarda Municipal agindo em prol da segurança do homem do campo. Este governo está fazendo em dois anos o que  outros não fizeram em muitos anos”, resumiu.

O capitão Cícero, da Polícia Militar, representando o Comandante,  do 6º BPM, tenente coronel, Rubens Garcez, reafirmou a importância do trabalho de prevenção para garantir a segurança da população. “Fazer segurança pública é algo que requer muita responsabilidade e investimentos, em material, logística e pessoal, porque não tem como fazer segurança sem pessoal e a parceria existente entre a Polícia Militar e o Município de Cascavel tem garantido dias e noites mais tranquilas para  população”.

O subcomandnate do 6º BPM anunciou, junto com o prefeito Paranhos, o início de mais um curso para a formação da  segunda turma de 73 Guardas Municipais, já partir de dezembro.

Patrulha Ambiental

Durante a solenidade também foram apresentados os novos equipamentos para a Patrulha Ambiental, criada através do decreto nº 14.361 de 20 de agosto de 2018. A Patrulha Ambiental é resultado da união das secretarias de Meio Ambiente e da Sempro buscando a proteção do patrimônio ecológico e ambiental do Município. “A nossa Patrulha Ambiental vai cuidar do ‘Território Verde’,  que compreende a área do Zoológico Municipal, áreas de nascentes, de preservação ambiental e o entorno do Lago Municipal, porque muitas pessoas, jogam  entulho e dejetos  nestes locais e isso é crime. Além do monitoramento que a Patrulha Ambiental irá fazer, vamos colocar câmeras com sensor de movimento em todo o parque para monitorar os animais silvestres e garantir  segurança de todos”, completou o prefeito Paranhos.

O subtenente Laerte, do Batalhão Florestal, disse que o auxílio às atividades ambientais faz com que a natureza seja também beneficiada.

Finalmente, o prefeito Paranhos destacou a importância da integração entre as Guardas Municipal e Patrimonial na preservação do patrimônio público, bem como as parcerias com Exército e as Polícias Militar e Civil, “que garantem qualidade de vida com ações cívico sociais e de combate a violência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.