Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa nesta quinta

A campanha de vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos de bovinos e bubalinos do mês de novembro começa nesta quinta (1). A ação, que é coordenada no Paraná pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), faz parte da campanha nacional contra a doença nos rebanhos brasileiros. A segunda fase vai até o dia 30 deste mês.

A etapa de novembro da vacinação se diferencia da primeira, realizada em maio, somente por um fator: a necessidade de vacinar todo o rebanho. No mês de maio, os órgãos fiscalizadores só exigem a imunização dos animais de 0 a 24 meses. No Paraná, cerca de 9,6 milhões de animais devem ser imunizados em novembro. Na unidade local da Adapar de Cascavel, que engloba Santa Tereza e Lindoeste, são esperados que se vacinem aproximadamente 115 mil bovinos.

A médica veterinária da Adapar, Luciana Riboldi Monteiro, lembra os pecuaristas de que é preciso comprovar a imunização junto à entidade. “Apesar de existir a opção on-line, a comprovação por guias de papel continua obrigatória. Os que não a fizeram ou não vacinarem, serão autuados”, disse.

O diretor secretário do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Vallini, reforça a importância de vacinar o rebanho. “Garantir o status sanitário do Paraná é nosso dever. Sem ele, todos saímos perdendo”, afirma.

(Assessoria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.