Secretaria da Saúde entrega cadeiras de rodas motorizadas

A Secretaria de Estado da Saúde entregou nesta quarta-feira (8), por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), 33 cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier (CHR), em Curitiba. São cadeiras fabricadas no Rio Grande do Sul e feitas sob medida, de acordo com as necessidades individuais dos pacientes.

O secretário da Saúde Beto Preto ressaltou a importância desta ação do Governo do Estado que tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para pacientes e familiares. “Os beneficiados são portadores de limitação severa de movimentos e com este equipamento conquistam autonomia de locomoção. É uma ação para devolver parte dos direitos destas pessoas”, afirmou.

De acordo com o secretário, esta gestão tem como principal meta para a saúde a regionalização dos serviços para atender a população mais de perto, com mais qualidade. “O Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier será a grande referência em reabilitação para todo o Estado, experiência que será replicada para outras regiões”, disse.

“Queremos ampliar este tipo de atendimento de qualidade para todas as regiões. Vamos expandir as fronteiras e levar serviços especializados para mais cidades do Estado. Todo paranaense precisa e merece estar mais perto de um centro de reabilitação como este”, destacou Beto Preto. Para isso, acrescentou, serão adotados modelos de gestão e fortalecidas as parcerias com os municípios.

CADEIRAS MOTORIZADAS – As cadeiras de rodas motorizadas foram adquiridas por meio de processo licitatório com investimento de R$ 224 mil. O lote contempla 40 cadeiras, que serão confeccionadas e entregues gradativamente. Para receber o equipamento os pacientes passaram por avaliações e também por orientações sobre seu uso.

MULTIDISCIPLINAR – O Centro Hospitalar de Reabilitação integra a rede de unidades próprias do Estado e atua integralmente pelo SUS. A unidade é especializada em atendimento de doenças neurológicas, neurocirúrgicas e ortopédicas agudas ou crônicas. “Atendemos todas as etapas da reabilitação física, em todas as áreas da equipe multiprofissional, traçando um plano singular e único para cada paciente”, explica a diretora do CHR, Elizabeth Costa.

O atendimento acontece a nível ambulatorial ou de internação, com 25 leitos, 13 deles de reabilitação e 12 cirúrgicos. O Centro dispõe de equipe de médicos especialistas e de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e enfermagem. O Centro é referência na área, com atendimento médio mensal de 3 mil pacientes de todo o Estado.

Participaram da entrega das cadeiras o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado; o diretor-técnico da Funeas, Alan D´Orio; o diretor-geral do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Junior; o presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência e diretor da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Felipe Braga Côrtes.

(AENotícias)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.