Saúde programa o 3º Ciclo do LirAa para a próxima semana

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, agendou para os dias 17, 18 e 19 de julho o 3º ciclo do LirAa. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti apresenta de maneira rápida e segura os índices de infestação larvários do mosquito. Serão inspecionados pelo menos 4.291 imóveis, definidos em sorteio, de acordo com a densidade populacional.

Durante os dias do LirAa, agentes de Endemias realizam técnica de pesquisa larvária, que consiste na coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio. Isso permite, além de quantificar as amostras, identificar os tipos de criadouros e a prevalência de criadouros em cada estrato.

Esta atividade é fundamental para atualização do índice de infestação por Aedes aegypti no Município. A partir deles a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias programa ações intersetoriais e ações de tratamento necessárias nas áreas de maior risco.

De acordo com diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, mesmo os imóveis que receberam inspeção recentemente poderão ser novamente inspecionados, conforme o sorteio do sistema de informação do LirAa. “O setor de Controle de Endemias conta com a colaboração da população para receber os agentes de Endemias e, assim, permitir a realização da atividade”, recomenda Beatriz.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.