Saúde passa a realizar teste ergométrico no Centro de Atendimento de Especialidades

A partir do dia 18 de junho a Secretaria de Saúde passará a realizar o teste ergométrico, também chamado de “teste de esteira”, no CAE (Centro de Atendimento de Especialidades). O exame será disponibilizado duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras, no período da tarde, das 17 horas às 19 horas, com atendimento previsto de dez pacientes por semana.

Até então o exame era realizado apenas por meio de prestadores de serviço terceirizado, gerando custos e formação de filas de espera. Em abril deste ano o CAE recebeu o aparelho de sistema de teste de esforço computadorizado, cuja aquisição se deu por meio de emenda parlamentar. No momento o CAE conta com dois profissionais médicos cardiologistas devidamente aptos para a realização do teste.

Exame

O Teste Ergométrico ou Teste de Esteira é um exame complementar de diagnóstico, realizado por cardiologista e que tem por objetivo avaliar o funcionamento cardiovascular, submetendo o paciente a um esforço físico gradualmente crescente em uma esteira rolante. Durante a realização do teste o paciente é monitorado para verificação de alguns parâmetros, tais como a freqüência cardíaca, pressão arterial e o traçado eletrocardiográfico.

Uma vez iniciado o teste, com o monitoramento do paciente, tem início a fase de esforço que somente é encerrada com a exaustão do mesmo, ou ainda, caso este paciente possua algum critério para interrupção do esforço.

(Secom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.