Saúde do trabalhador rural

Débora Fernanda Basso Rupp é diretora administrativa da Acesso Saúde Cascavel/Toledo

Desde a implantação da Clínica Acesso Saúde em Cascavel, há sete anos atrás… um dos pontos de atenção foi justamente com a Saúde do Trabalhador Rural.

Apesar dos vários fatores de risco para saúde como: exposição a temperaturas extremas, esforço repetitivo, o carregamento de cargas, a exposição aos agroquímicos e tantas outras, muito agricultores não tinham acessibilidade aos cuidados de saúde.

Por exemplo: falando em temperaturas extremas, as mudanças climáticas podem influenciar na saúde mental do agricultor – levando aquele momento de ansiedade, causando insônia, irritabilidade, tensão, dores de estômago na espera ou não de chuva. A exposição ao sol, remetem a um cuidado extra na prevenção das doenças de pele, já a exposição à chuva e ao frio pode acarretar no desenvolvimento das doenças respiratórias.

O uso de maquinários durante períodos prolongados ou principalmente a falta deles, em que necessita uma demanda maior do esforço físico – em ambos os casos é observado a prevalência de dores nos membros, articulações e uma queixa frequente… necessitando saúde nas articulações e membros.

Também observamos tantos nos jovens agricultores como nos familiares, a ideia de que não precisam realizar exercícios físicos por considerarem que já executam diversas atividades no dia a dia com o trabalho rural.  No entanto, sabemos que é o exercício físico – ou seja aquela prática planejada e periódica que melhora a flexibilidade, força, coordenação, resistência muscular e cardiorrespiratória.

E não podemos deixar de falar sobre os cuidados com a alimentação, que promoverá disposição, manutenção da imunidade, prevenção do diabetes, obesidade, pressão alta e tantas outras que poderíamos citar. A prevenção sempre custa menos que o tratamento.

“Ah, mas é muita coisa para cuidarmos…”. É verdade! Mas nós do Acesso estamos aqui disponíveis para cuidar da sua saúde com muito zelo, qualidade, sem se preocupar com taxas fixas e o melhor – tudo num só lugar! É possível programar para que em num dia antes de iniciar o período do plantio, você consiga fazer um check up completo com consultas, exames e ainda procedimentos odontológicos, sem precisar ficar se deslocando para vários lugares. No acesso saúde você produtor rural, economiza tempo e dinheiro – e ainda por estar com a saúde em dia… aumenta sua produtividade e pode usufruir dos frutos do seu trabalho! Em Cascavel ou em Toledo sua melhor opção para cuidar de sua saúde!

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.