Saúde: Atenção especializada ganha novo espaço em Cascavel

Novo espaço foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (Divulgação/Secom)

Proposta contemplada no Plano de Governo do prefeito Leonaldo Paranhos, a ampliação do Centro de Atenção Especializada já é realidade desde segunda-feira (26) em Cascavel, disponibilizando um espaço “à altura do direito que as pessoas têm”. “Este é um momento que temos que comemorar porque vencemos uma etapa, uma barreira. Estou falando de espaço físico, mas ele certamente traz mais conforto a todos e reúne serviços, por isso humaniza o atendimento trazendo mais qualidade e, a possibilidade – a médio prazo – de estendermos o serviço à noite e aos sábados, mesmo que implique em horas extras, pois quando se fala em saúde, deixa-se as cifras de lado, pois cuidar das pessoas não é gasto, é investimento”, disse o prefeito Paranhos, na manhã de hoje (29), ao reinaugurar o CAE, que agora concentra num único endereço também o Ambulatório de Gestação de Alto Risco e o Centro de Diagnóstico e Imagem, otimizando os serviços, reduzindo custos e facilitando o diagnóstico para o médicos e o deslocamento dos pacientes.

Transferir os serviços sem deixar os pacientes desassistidos foi uma das prioridades da Secretaria de Saúde, como destacou o secretário Rubens Griep durante o pronunciamento. “Fizemos uma mudança rápida, na velocidade que o governo exige e trabalha, porque o CAE estava atuando numa estrutura subestimada, que não condizia com a necessidade tanto do serviço como dos pacientes. Não concorremos como Cisop [Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná ], contudo complementamos o cuidado com a saúde especializada agora concentrando em um único espaço serviços que se complementam e racionalizando recursos”, detalhou.
Juntos, hoje os serviços atendem em média 2 mil pacientes ao mês. São pelo menos 1,5 mil pessoas que passam pelo serviços especializados; cerca de 700 gestantes de alto risco e outros 500 exames de diagnóstico por imagem. Com a mudança, a expectativa é de aumentar também o número de consultas e de exames realizados.
Agilidade
A mudança, já em seis meses de governo, confirma a proposta da atual administração. “Temos a preocupação da credibilidade que o governo tem de ter e, para isso, não é só ter a intenção. É preciso de fato fazer a coisas acontecerem para que a população volte a ter confiança no governo e ver que estamos cuidando da cidade”, disse o prefeito, sem deixar de agradecer à equipe que está contribuindo para a concretização de algumas metas já alcançadas.
“Sei que alguns colaboradores, que têm sensibilidade e sabem que é preciso um gesto da gente para melhorar a vida as pessoas, estão trabalhando arduamente também. Alguns não, mas temos um grupo bom de pessoas conosco. E gosto de acreditar na esperança, na vitória e no avanço!”.
O CAE
O CAE nasceu em 2013 como um serviço médico de especialidades próprio, visando maior agilidade no atendimento à população e desde 2015 vinha atendendo na Rua Engenheiro Rebouças.
No local são atendidas especialidades no Ambulatório de Feridas; Ambulatório de Pequenos Procedimentos; Ambulatório de Gestação de Alto Risco; Centro de Diagnóstico e Imagem; Pneumologia; Cardiologia; Nefrologia; Reumatologia; Neurologia; Dermatologia; Endocrinologia; Geriatria; Nutrição; Fisioterapia; Enfermagem e Serviço Social.
Espaço amplo e moderno
O novo espaço possui três andares e conta com 20 consultórios amplos, bem iluminados e ventilados (aproximadamente 20 m²), recepção, sala de coordenação, sala de preparo, sala de utilidades e banheiros com acessibilidade em todos os pisos, copa, áreas de manipulação de materiais, dentre outros.
Foi adquirido pelo proprietário um elevador que será instalado nos próximos meses. “Enquanto isso possuímos no térreo salas ‘coringa’ para atendimento de pacientes em maca, cadeirantes ou com alguma condição que os impeça de subir escadas”, explica o secretário de Saúde, Rubens Griep, lembrando ainda que a mudança atende também às normas de Vigilância Sanitária, acessibilidade, prestação de serviço com qualidade à população e possibilidade de ampliação de atendimento.
Contatos
Os telefones para contato no CAE são: 3902-2644; 3902-2646; 3902-1892; 3902-1148.
(As informações são da Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.