Saúde abraça campanha “Outubro Rosa”

O clima da campanha “Outubro Rosa” tomou conta da Secretaria de Saúde. Os servidores “vestiram a camisa” e decoraram os setores e salas para chamar a atenção sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino.

A ideia é fomentar a necessidade da prevenção e do comparecimento das mulheres nas diversas atividades realizadas nas unidades de saúde durante todo o mês, lembrando que as UBSs e USFs estão com programação especial, incluindo a coleta do exame preventivo de colo do útero, encaminhamento de pedidos de mamografia (conforme avaliação médica), avaliações odontológicas, palestras e atividades recreativas.

Sobre o Movimento
O Movimento Outubro Rosa é realizado no Brasil pelo Ministério da Saúde desde 2010 e, por meio dele, são realizadas atividades para a prevenção de diversas doenças, embora não seja somente nesse mês que as mulheres devam realizar avaliações, mas sim estar atentas aos mais diversos sinais e sintomas e procurar por atendimento para avaliação de profissionais de saúde sempre que alguma coisa não estiver dentro da normalidade.

O mês de outubro nasceu para chamar atenção sobre o perigo de algumas doenças e também para facilitar o acesso para pessoas que ainda não obtiveram informações sobre exames, encaminhamentos e tratamentos.

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.