Sanepar está entre vencedoras do maior prêmio de saneamento

Relatório Administrativo da Sanepar. Reservatório Botuquara, em Ponta Grossa. 05/12/2016 Foto: Brunno Covello

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) conquistou três novos troféus no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). Concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o prêmio é o mais importante do setor no país e tem como base o Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental – MEGSA.

O anúncio da conquista foi feito quinta-feira (25). Ao todo, 55 unidades de empresas de saneamento do Brasil se inscreveram no PNQS de 2018. O troféu PNQS é chamado Quíron. Para a conquista deste troféu, a Sanepar aplicou boas práticas de gestão e apresentou resultados elevados de desempenho.

Neste ano, participaram da premiação e saíram vencedoras as gerências da Companhia nas regiões de Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória. A Fundação Sanepar de Previdência Social também foi vencedora do Selo de Qualidade do Fornecedor da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental.

“Somos uma Companhia preocupada com o meio ambiente, com a saúde das pessoas e que busca diariamente a excelência nos seus processos. Por isso, recebemos esse reconhecimento nacional de nossa gestão”, disse o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski. “Temos sete mil empregados, que eu chamo de agentes de transformação por um mundo melhor. Eles atuam 24 horas por dia, sete dias por semana, muitas vezes de forma anônima, para que na casa de cada paranaense chegue água de qualidade e para que, depois, o esgoto doméstico tenha o destino adequado. É dessa equipe a nossa premiação”, afirmou.

42 TROFÉUS – Desde 1997 participando do PNQS, a Sanepar já ganhou 42 troféus. Criado em 1997 pela Abes, o prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria da gestão nas empresas de saneamento ambiental por meio de um Modelo de Excelência de Gestão, o MEG.

Os troféus conquistados em 2018 serão entregues entre os dias 26 e 28 de novembro no Rio de Janeiro, quando, além de receberem os prêmios, as empresas vencedoras apresentarão palestras com suas práticas de qualidade.

PARANÁ – A Sanepar tem hoje índices que superam a média nacional. A empresa está presente em 345 municípios paranaenses e em Porto União, em Santa Catarina. Opera um complexo composto por 166 estações de tratamento de água, 1.172 poços, 229 estações de tratamento de esgoto, três aterros sanitários e quatro barragens, com ramificações em todo o estado. Possui uma força de trabalho de mais de 7 mil empregados, além de diversos colaboradores.

A Sanepar atende 86,5% dos municípios do Paraná, entre os quais os dez maiores municípios e Curitiba. São, aproximadamente, 3,89 milhões de unidades consumidoras, o que corresponde ao índice de cobertura com abastecimento de água tratada de 100% dos domicílios urbanos, nas áreas em que atua. Atende, ainda, aproximadamente 2,82 milhões de imóveis com o serviço de coleta e tratamento de esgoto, com índice de disponibilidade do serviço que supera 71% de domicílios urbanos das áreas que atua.

De 2011 para cá, a Sanepar investiu mais de R$ 4,9 bilhões em obras de novas estruturas, ampliação e melhorias de sistemas. A Companhia também aprimorou a gestão, fortalecendo a área de Governança Corporativa e de Gestão de Riscos. No Paraná, quatro cidades (Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa) estão entre as 15 com melhor saneamento no Brasil e Curitiba é a melhor entre as capitais, segundo o ranking do Instituto Trata Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.