O Rio São Francisco é o maior rio brasileiro, com uma extensão de aproximadamente 2.800 km, passando por cinco estados. O rio nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG), e escoa no sentido Sul-Norte pela Bahia e Pernambuco, alterando seu curso para o Sudeste, até chegar à sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Alagoas e Sergipe.

A foto com as belas casas é de 1957.

Ao longo de seu percurso, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai das cabeceiras até Pirapora (MG); o Médio, de Pirapora até Remanso (BA); o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso (BA); e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz.

O Rio São Francisco recebe 168 afluentes, sendo que muitos são temporários, mas a maioria é perene. Os rios Abaeté, Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande são os principais afluentes e localizam-se na margem esquerda. Na margem direita, destacam-se os rios Pará, Paraopeba, das Velhas e Verde Grande.

O rio tem uma enorme importância para o desenvolvimento do Nordeste. Nas regiões do Alto, Médio e Submédio, há a presença de indústrias e agroindústrias. As cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) passam por um grande desenvolvimento devido à agricultura irrigada pelo rio, sendo regiões importantes na produção de frutas. Na região do Baixo São Francisco, a economia ribeirinha baseia-se principalmente na agropecuária e pesca. O rio oferece também condições de navegação durante todo o ano.

Nota-se em segundo plano, ao centro, parte do edifício da Polícia Militar e, à direita, parte do edifício dos Correios e Telégrafos (atualmente Receita Federal). Em terceiro plano, na cidade de Petrolina, estão a Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos e a Catedral da Diocese de Petrolina.

Fonte: Biblioteca IBGE

About Author
Luiz Carlos da Cruz
View All Articles
Check latest article from this author !
1° Regimento de Polícia Rural Montada em Santa Maria
Uma imagem nostálgica de Cascavel
Catedral de Santo Ângelo em 1972

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts