Richa conhece fábrica de trens e mostra projeto de nova ferrovia

Governador Beto Richa visita a fábrica da Bombardier, em Montreal, Canadá, e discutiu parcerias com executivos da empresa.
Montreal, 25/07/2017.
Foto: Divulgação ANPr

O governador Beto Richa conheceu nesta sexta-feira (25) a sede da fabricante de aviões e trens Bombardier em Montreal, na província de Quebec, no Canadá. A visita técnica foi na divisão de transporte ferroviário da companhia, que produz vagões, locomotivas, propulsores e controladores, e serviu para discutir a possibilidade de parcerias na área de infraestrutura.

Richa falou do interesse do governo estadual na construção de um novo traçado ferroviário no Paraná, ligando Dourados (MS) até o Porto de Paranaguá. “Discutimos a possibilidade de uma parceria entre a Bombardier e o Estado do Paraná. Esperamos bons resultados, principalmente para o nosso projeto de uma nova ferrovia que vai ligar Dourados (MS), Guaíra, Cascavel, Guarapuava até Paranaguá”, disse.

A nova ferrovia, com mil quilômetros, pode ser um novo canal de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste até Paranaguá, de acordo com o governador. “O projeto vai trazer um desenvolvimento regional vigoroso”, afirmou Richa logo após a reunião.

Ele destacou que a intenção do encontro com os canadense é abrir caminho para conversas com investidores e possibilitar a transferência de tecnologia e know-how para o projeto. Richa fez uma apresentação sobre a atual situação do Paraná e o presidente da Ferroeste falou sobre as operações da empresa.

A Ferroeste tem capacidade instalada para movimentar 5 milhões de toneladas por ano. A linha liga Cascavel a Guarapuava, fará parte do pacote de concessão para um novo traçado ferroviário. Atualmente, a companhia opera com 14 locomotivas e 426 vagões.

A visita, que teve a participação do cônsul-geral do Brasil em Montreal, Rubens Gama, e do presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, foi realizada no centro de protótipos para as Américas da Bombardier Transportation e acompanhada pelo vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da companhia, Stephane Villeneuve.

REALIDADE VIRTUAL – O governador participou de um teste de realidade virtual, no qual foi mostrado o baixo impacto que as soluções da Bombardier causam às cidades.

O convite para conhecer a empresa foi feito em 2015, pela embaixada do Canadá. A Bombardier inaugurou em 2012 em Hortolândia (SP) sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos e do Canadá. A linha produz trens de monotrilho.

AGENDA INTERNACIONAL – A visita à Bombardier faz parte de uma agenda internacional que inclui o Canadá e os Estados Unidos. Na próxima segunda-feira (28), o governador participa da Copel Day, data que marca os 20 anos do início da venda de ações da estatal paranaense de energia na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse). O evento inclui uma apresentação do potencial do Paraná para investidores.

Ainda em Nova York, Richa vai apresentar o Estado em encontro organizado pelo grupo Itaú. Em seguida, viaja para Boston. Na capital de Massachusetts, fará três apresentações sobre o Paraná, no dia 30 de agosto. A agenda inclui reuniões com empresas de investimentos Wellington Management, Fidelity Investments e The Boston Company. Richa retorna ao Brasil no dia 31.

(Agência Estadual de Notícias)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.