Residência em Farmácia Hospitalar é premiada em 1º e 3º lugares

Participantes do congresso (Foto: Divulgação)

O Programa de Residência em Farmácia Hospitalar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi apresentado no Congresso de Farmácia Hospitalar: XII Brasileiro e VIII Sul- Americano, realizado em Fortaleza/CE nos dias 23 a 25 de maio. Dois projetos da Instituição foram premiados para trabalhos na modalidade “artigos completos”.

O artigo intitulado “Reações Adversas a Anfotericina B em Adultos – Mineração de Dados” conquistou o 1º lugar e se tratava de avaliar a frequência dessas reações em um Hospital Universitário, traçar o perfil de utilização na instituição e avaliar os fatores relacionados ao desenvolvimento das reações com auxílio da mineração de dados.

O “Perfil e Análise de Pareto dos Erros de Dispensação de um Hospital Público” obteve o 3º lugar e tinha como objetivo descrever o perfil e quantificar as discrepâncias geradas pelo indicador, em um hospital de alta complexidade.

A coordenadora da Residência em Farmácia Hospitalar, Ligiane de Lourdes da Silva, explica que os trabalhos foram resultado da integração ensino-serviço de docentes, preceptores, tutores e residentes do curso de Farmácia da Unioeste e farmacêuticos do Serviço de Farmácia Hospitalar, bem como a equipe interdisciplinar do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Aline Loução foi a autora principal do projeto vencedor e conta que esse prêmio pode influenciar positivamente em sua carreira. “Foi uma experiência maravilhosa e de dever cumprido. Ter um trabalho reconhecido como o melhor em um evento da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, não tem preço.” A orientadora desse projeto foi a Andreia Sanches, que afirma ter sido um projeto gratificante. “Espero que outras experiências como esta se repitam em minha trajetória nesta Instituição.”, finaliza.

A Residência em Farmácia Hospitalar, teve início em 2010 e desde então tem participação ativa nos Congressos da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospital (SBRAFH) que ocorre a cada biênio, sendo que neste período, já foram apresentados mais de 50 trabalhos na modalidade resumo, com duas menções honrosas no ano de 2011 e 2017. Vale destacar também a participação de docentes na organização dos Encontros de Professores de Farmácia Hospitalar e no Encontro de Residência em Farmácia Hospitalar.

Texto: Ana Cauneto/Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.