Representante do COB apresenta “Projeto Transforma”

Representantes do Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, FMEC (Fundação Municipal de Esportes e Cultura), Secretaria de Cultura e Esportes e Convention Bureau de Cascavel, participaram no início da tarde hoje (28) de um encontro com Mariana Ribeiro, representante do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Mariana veio apresentar o “Projeto Transforma” que é o programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, que tem por objetivo contribuir para a formação integral do ser humano.

O programa tem dois pilares básicos que são cursos e ações. A Secretaria Municipal de Educação vai buscar o conteúdo dos cursos e repassar aos professores as informações necessárias para que eles possam participar. “Assim estaremos qualificando ainda mais nossos professores e melhorando o ensino oferecido às nossas crianças”, disse a secretária Márcia Baldini.

Daniel Scalco, diretor de Esporte e Lazer da FMEC, disse que os cursos darão sequência aos atendimentos perante o evento que o Comitê Olímpico do Brasil vai realizar em Cascavel que são as competições da etapa regional sul/sudeste dos Jogos Escolares da Juventude, no período de 02 a 06 de setembro.

Cursos

Esta formação acontece através da disponibilidade de dois cursos “O Valores Olímpicos para a Vida”, o VOV, e o “Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos”, o CIEVO.  O curso VOV é destinado a todo corpo docente do fundamental 1, 2 e de todas as disciplinas. Já o VOV apresenta o Movimento Olímpico e seu elo com o processo educacional, além de propor uma relação dos Valores Olímpicos, que são amizade, excelência e respeito com habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, o BNCC – documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e também contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes.

Para participar, os educadores serão cadastrados na plataforma Transforma, onde terão acesso e todo o suporte necessário ao longo do curso, como esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo e suporte técnico.

O Curso CIEVO é destinado aos professores de Educação Física do fundamental 1 e 2.

Tem como objetivo oferecer um ambiente de práticas esportivas: Planejadas de acordo com as necessidades e potencialidades das crianças; Diversificadas, lúdicas e prazerosas.

Ações

As ações do Transforma são as das mais variadas e customizadas buscando sempre atender a realidade do lugar em que estamos. São ações tanto para o corpo docente quanto para o discente, a prática sempre vai estar ligada ao que esta sendo visto no conteúdo do curso, com o objetivo de vivenciar os Valores Olímpicos.

(SECOM)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.