Projeto visa à revitalização do comércio da área central de Cascavel

Revitalizar o comércio da região central de Cascavel é o foco do projeto que será lançado na noite de sexta-feira (21) no Senac Cascavel, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Fecomércio PR e o Sebrae/PR que visam implementar novas práticas comerciais para atrair consumidores e tornar o local um excelente espaço de compra e lazer para os moradores e visitantes da cidade.

“Potencializar a região central de Cascavel já fazia parte do plano de governo do prefeito Leonaldo Paranhos”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico João Alberto Soares de Andrade, lembrando que “desde o início da gestão conversávamos com Piana [Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac], no sentido de melhorar o uso do centro. Essa vontade, unida às adequações com as obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), integram ainda mais o poder público e a iniciativa privada”, avalia.

O projeto, segundo o secretário, deve atingir diretamente 250 empresas. “Abraçamos o projeto por entender que o papel do poder público enquanto facilitador e parceiro da iniciativa privada. Com isso, queremos não apenas revigorar o comércio da área central como movimentá-la turisticamente”.

O evento será realizado a partir das 19 horas, no auditório Senac, localizado na rua Recife, no 2.283, no centro de Cascavel. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac PR, Darci Piana, o projeto de revitalização deve transformar o comércio local. “A Avenida Brasil é a principal artéria da cidade de Cascavel. Nela se instalaram os primeiros estabelecimentos comerciais. E agora, essa via importante receberá o Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais, o que certamente vai desencadear uma nova onda de desenvolvimento”.

Piana ressalta que quando o programa é implantado, não muda apenas a rua, mas transforma toda a cidade. “O comércio sempre é muito dinâmico e a revitalização será fundamental para aquecer a economia, gerar empregos e renda. Somente no Paraná, foi implantado em nove cidades e mais de 80 cidades brasileiras aplicam essa metodologia. No Estado, temos ótimos resultados como no entorno do antigo Paço Municipal de Curitiba, que serve de inspiração para o todo Brasil”, pondera Piana.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, a transformação do comércio se apoia por meio da união de forças. “O projeto ocorre de maneira integrada, estimulando a cooperação entre o setor público e privado. Empresários, Prefeitura e instituições de apoio ao comércio local precisam estar comprometidas com resultados de melhoria e qualificação na busca pela revitalização e valorização de todo espaço”, observa.

O Sebrae/PR, por exemplo, pode auxiliar na melhoria do ambiente para o desenvolvimento das empresas envolvidas até no aprimoramento da gestão dos negócios. “As empresas precisam estar mais preparadas do ponto de vista da gestão, qualidade em produtos e serviços, visual de loja, marketing, entre outros. O comércio local, ao mesmo tempo em que é beneficiário das mudanças, também tem importante papel como agente de transformação”, ratifica Tioqueta.

Sobre o evento
A programação do lançamento do Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel vai contar com apresentação da proposta de metodologia do Projeto – por meio do qual os empresários poderão conhecer os benefícios e como participar; apresentação das responsabilidades e expectativas dos parceiros Prefeitura de Cascavel, Fecomércio-PR e Sebrae/PR e formação da Governança que vai cuidar das estratégias ao desenvolvimento.

Além disso, os participantes assistirão à palestra sobre “Revitalização do Varejo de Rua”, com Claudio Forner. O palestrante é administrador de empresas, consultor e autor de cinco livros na área comercialização internacional. Foi ‘conselheiro’ em três temporadas do reality show O Aprendiz.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.