Programa Oeste em Desenvolvimento discute soluções de problemas regionais

Reunião aconteceu na cidade de Medianeira (Divulgação)

A coordenação do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) se reuniu em Medianeira para debater algumas questões relacionadas ao fomento e suporte em diferentes setores primordiais para alavancar o desenvolvimento à região. São 54 municípios compreendidos pelo POD e que recebem atenção especial quanto à definição de metas a serem executadas.

A reunião, que contou com representantes de diversas entidades regionais, abordou a infraestrutura ferroviária, com a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste), distribuição de energia, com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), e sanidade agropecuária, com a  Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Soluções

Conforme o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, o que se busca são soluções para os problemas que afetam o desenvolvimento da região. Dentre as premissas está o auxílio ao Estado para definir qual a melhor conjuntura de políticas de incentivo regionais.

Dentro do organograma representativo, a Amop torna-se um elo de contato com as lideranças políticas na busca de fomento às ações para a implementação e aporte de recursos que cumpram com o plano de desenvolvimento proposto pelo programa.

Objetivos conjuntos

Os objetivos do POD se fundem ao que almejam outras entidades, parceiras no processo, caso, por exemplo, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Conforme a diretora técnica do Conselho, Sandra Finkler, diversas ações devem ser implementadas em conjunto, o que promove maior representatividade aos pleitos do Oeste do Paraná.

Diversos eixos estruturantes estão em andamento na região com vistas a promover o desenvolvimento econômico por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações.

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.