Profissionais capacitados para “uma educação de qualidade”

Professores participam de capacitação (Divulgação)

Enquanto as crianças aproveitam as férias ao lado da família e com atividades diferenciadas, os profissionais da Rede Municipal de Ensino, que já descansaram por alguns dias, agora desenvolvem atividades de aprendizado e capacitação profissional, tudo para oferecer aos alunos, no retorno às aulas, uma Educação com ainda mais qualidade.

A maratona de formações continuadas começou já na segunda-feira (10), com diversos grupos, em diferentes locais e abordando diferentes temas. A Univel (União Educacional de Cascavel já foi palco destas formações durante três dias inteiros seguidos, com cursos para os estagiários que atuam nas Escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil).
Na segunda-feira os assuntos abordados foram Vigilância Epidemiológica, Saúde Bucal, Relacionamento Humano e O Trabalho no Ambiente Escolar, temas ministrados por profissionais das Secretarias de Saúde e da Educação. Na terça-feira (11), os estagiários aprenderam mais sobre “Primeiros Socorros e Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento”, temas ministrados pelo 4º Grupamento de Bombeiros e pela Equipe da Merenda Escolar. Hoje (12), a formação foi com a Equipe de Educação Infantil e com a enfermeira que atua na Semed (Secretaria Municipal de Educação), Salete Maria Baseggio de Avelar, com os temas “O Processo Pedagógico na Educação Infantil” e “Saúde da Criança de 0 a 4 anos”.
Nestes três dias também aconteceram formações com grupos menores de diretores de Escolas e Cmeis sobre o Sistema IPM de Gestão Pública, com o Departamento Financeiro da Secretaria de Educação, no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Municipais de Cascavel). Além disso, na terça-feira ainda foi realizada no Ceavel, Formação Continuada para os secretários de escolas, com o Departamento Pedagógico e o Setor de Estrutura e Funcionamento, com os temas Língua Portuguesa: novo acordo ortográfico/ Habilidades sociais, ética e sigilo profissional. Também ontem e hoje, agentes de apoio e monitores auxiliares que atuam em escolas e Cmeis passam por formação nas Escolas Municipais Robert Francis Kennedy e Adolival Pian, sobre Violência Escolar, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, e Contação de História.
Próximos dias
Amanhã acontece na Univel o último da de curso para os estagiários que atuam nas escolas e Cmeis, com a temática Contação de Histórias, e Estatuto da Criança e do Adolescente. Nos próximos dois dias (13 e 14) seguem as formações para os agentes de apoio e monitores auxiliares que atuam nas escolas e Cmeis, com grupos nas Escolas Municipais Robert Francis Kennedy e Adolival Pian.
Os diretores de Cmeis e escolas terão suas reuniões na Semed na quinta e na sexta, respectivamente, além do assessoramento coletivo para os coordenadores do Tempo Integral, que está marcado para a tarde de sexta-feira no auditório da Semed.
E não parou por aqui, a próxima semana segue com extensa programação e começa com o Seminário dos servidores da Rede Pública Municipal de Cascavel, que começa na segunda-feira (17) e vai até o dia 20, no Teatro Emir Sfair.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.