Primeiro encontro de jovens agricultores reúne 300 participantes

Durante o Show Pecuário 2017 aconteceu o 1º Encontro Jovem Agricultor Aprendiz. Com mais de trezentos filhos de agricultores da região, o evento contou com palestra sobre oportunidades de carreiras, sucessão familiar e um teatro. O Show é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cascavel e da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, com programação até nesta sexta-feira, 28.

O Programa JAA (Jovem Agricultor Aprendiz) foi elaborado pelo Senar-PR diante da necessidade de proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional rural. Ele oferece a adolescentes e jovens com idade de 14 a 18 anos, membros da família de produtores ou trabalhadores rurais, formação necessária para que desenvolvam criatividade, habilidades práticas a serem aplicadas em seus lares, propriedades e no seu desenvolvimento pessoal.

No evento, caravanas do interior de Cascavel, de Medianeira, de Boa Vista da Aparecida, Missal e Toledo participaram. Na abertura, marcaram presença os coordenadores pedagógicos do programa, professores, diretores de escolas, mobilizadores, o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, e o superintendente do Senar-PR, Humberto Malucelli.

A principal palestra foi comandada pelo consultor da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Antônio Leonel Poloni. Uma parte da fala do ex-secretário de Agricultura do Paraná e ex-prefeito de Barracão foi dedicada às perspectivas dos jovens no Brasil. Na apresentação, ele mostrou que, com conhecimento, há muitas oportunidades para atingir o sucesso profissional ou ter acesso a carreiras consagradas. “É uma questão de se preparar e observar as possibilidades ou atrativos regionais. Para se combater a globalização, precisamos apostar na regionalização”, disse.

Já sobre sucessão, Poloni frisou que para garantir a continuidade do trabalho é preciso fortalecer a família rural. “Ela é a chave do processo. Todo filho é herdeiro dos pais, mas nem todo herdeiro é sucessor”.

Ao fim, a meninada assistiu a um teatro, que abordou assuntos como sucessão familiar e relacionamento em família.

(Assessoria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.