Presidente do Consamu faz reuniões em Lindoeste e Santa Tereza e conhece realidades locais

Reunião realizada em Lindoeste (Divulgação)

O prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, que também preside o Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) iniciou uma série de reuniões com prefeitos para conhecer as demandas de cada município.

Os dois primeiros municípios visitados foram Santa Tereza do Oeste de Lindoeste. A proposta do presidente é conhecer as demandas de todos os 43 municípios que compõem o consórcio.

Em Santa Tereza do Oeste, município com pouco mais de 12 mil habitantes, Jucenir manteve audiência com o prefeito Elio Marciniak, o “Kabelo” e o secretário de Finanças, Edivan Zen Amaral.

Kabelo disse que a forma de distribuição das obrigações entre municípios, Estado e União é a principal preocupação, já que a maior participação cabe aos municípios envolvidos.

Segundo o prefeito, a base que existe em Santa Tereza do Oeste em breve será transferida para um local próprio. Isso vai melhorar o atendimento tanto para a população quanto às equipes que atuam na base.

Em Lindoeste, o prefeito José Romualdo, o Zezinho, recebeu a equipe a diretoria do Consamu. Com aproximadamente 5,5 mil habitantes, Lindoeste não possui base, é atendida pela ambulância de Capitão Leônidas Marques e eventualmente por Santa Tereza.

Os pacientes recebem o primeiro atendimento no Hospital Municipal do município, que conta com 21 leitos, e quando há casos mais graves são encaminhados para Cascavel.

Zezinho relatou que a grande dificuldade muitas vezes está com relação à regulação, ou seja, o fechamento do diagnóstico para deslocamento da ambulância para prestar o atendimento.

Para o diretor-geral do Consamu, José Peixoto, essas audiências com os prefeitos, antes inexistentes, permitem conhecer a realidade de cada município e melhorar os serviços do Samu. “Esses encontros são benéficos para o Consórcio, pois assim podemos identificar eventuais problemas. Por isso, é importante que os responsáveis oficializem nossa equipe administrativa sobre o atendimento prestado para que possamos ter uma avaliação sobre o andamento do sistema”, destaca.

O presidente do Consamu, Jucenir Stentzler, avaliou os encontros de maneira positiva e enalteceu o trabalho desempenhado pelos prefeitos em cada município. “Dessa forma poderemos avaliar o atendimento do Samu nos 43 municípios do Consórcio e buscar soluções para melhorar o atendimento a população”, disse.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.