Prefeitura entrega segundo Cmei do Riviera e completa a estrutura no novo residencial de Cascavel

Com 2.089 moradias entregues às famílias no dia 21 de setembro deste ano, a Prefeitura de Cascavel encerrou nesta manhã (24) o ciclo de inaugurações de equipamentos públicos que serão agora de responsabilidade do Município administrar no novo residencial construído por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida na região norte da cidade e “nossa contrapartida aqui é a mais sagrada, que são os nossos profissionais”, reafirmou o prefeito Leonaldo Paranhos durante o ato inaugural, lembrando que já foi autorizada a contratação – somente para esses novos espaços públicos [uma escola, dois Cmeis, um Cras e uma USF] – mais de 200 novos servidores municipais, entre os serviços de educação, saúde e assistência social, o que já representa um acréscimo superior a R$ 1 milhão na folha de pagamento.

“É um contrapartida significativa, mas é o que existe de melhor, porque são os nossos profissionais que vão cuidar de nossas crianças, que são o nosso patrimônio. Eu olho para essas crianças e penso nos pais que as deixam aqui e vão para o trabalho. Eles precisam ter a certeza de que elas estão em segurança e bem cuidadas por nós aqui. E, ao mesmo tempo, estamos emprestando o nome de uma grande educadora [Dona Santa], o qual temos que honrar, fazendo um excelente trabalho. Existe aqui um prédio maravilhoso, um quadro de trabalhadores de qualidade e um nome que é motivo de orgulho, que vai com certeza ser motivo de um bom presente e um grande futuro para essas crianças”, continuou Paranhos, em homenagem à família da educadora que empresta o nome ao Cmei hoje inaugurado.

O Cmei Prof.ª Felisbina Bittencourt (Dona Santa) entregue hoje como parte das ações do aniversário de 66 anos de Cascavel já conta com 85 crianças matriculadas, que estão em fase de adaptação e que se divertiram com a presença da Banda da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada durante a inauguração, que além de executar o Hino Nacional também alegrou a garotada com várias canções populares. Os pequenos também fizeram bonito na apresentação cultural do espaço deles. O novo Cmei tem capacidade para receber 198 alunos, que estão em fase de matrículas.

A educadora homenageada foi lembrada pelos antigos colegas de profissão e pela filha, Lourdes Parison, que agradeceu ao prefeito e equipe pelo reconhecimento à mulher e profissional que ela foi. “E que as crianças que por aqui passem recebam a melhor educação e que os profissionais tenham sucesso neste ambiente educacional”, emoção que foi reforçada pela secretária de Educação, Márcia Baldini.

Ela lembrou que a primeira infância é uma fase fundamental para a formação da personalidade. É a partir das experiências vivenciadas nos seis primeiros anos que o sujeito refletirá as atitudes na vida adulta “e em Cascavel temos uma educação infantil de excelência, que é referência nacional. Nossa meta agora é zerar as filas de espera, a qual iremos perseguir”, reafirmou Márcia.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Jorge Lange e os vereadores Carlinhos de Oliveira e Alécio Espínola também ressaltaram a importância de se investir na educação e o reconhecimento ao nome de Dona Santa, eternizado agora numa obra voltada ao conhecimento.

Dois Cmeis e uma escola
O Riviera agora conta com dois Cmeis em pleno funcionamento. No dia 19 de outubro foi inaugurado o Cmei Leonides Ezure, que oferta 190 vagas, todas já ocupadas, mas com as crianças com fase gradativa de adaptação ainda.
Também foi entregue no dia 4 de outubro a Escola Municipal Maria Aparecida Fagnani Soares, com cerca de 800 alunos matriculados.

Cras e USF
Também no Riviera foi inaugurado essa semana o Cras, com 5 mil famílias referenciadas e dez servidores lotados, e a Unidade de Saúde da Família, com três equipes de 16 servidores cada, para atendimento a cerca de 12 mil pessoas (3 mil famílias), já no novo modelo humanizada, das 7 às 19 horas, sem intervalo para almoço.

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.