A Praça Machado de Mello se estabeleceu no local em homenagem ao empreiteiro responsável pela construção inicial da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (Nob). Também como forma de homenageá-lo, a Praça abriga um Busto de Machado de Mello.
A imagem é de 1977.
A antiga Estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (Nob) foi inaugurada em 1939, centralizando os embarques e desembarques das três ferrovias já existentes em Bauru na época, a Estrada de Ferro Sorocabana, primeira da cidade e fundada em 1905; a primeira Estação da Noroeste em Bauru, fundada em 1906; e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que chegou a Bauru em 1910. Em 1957, a Nob foi incorporada à Rede Ferroviária S.A.
No final de 1995, os trens de passageiros da Noroeste foram extintos. Em 1996, a concessionária Novoeste assumiu a Ferrovia. Os trens de passageiros para Bauru, na antiga linha da Cia. Paulista, chegaram à estação pela última vez em 15 de março de 2001.
Em 2010, o prédio da Estação foi adquirido pelo município. Enquanto houve trens de passageiros, a Estação da Noroeste em Bauru foi considerada maior entroncamento ferroviário do Brasil.
Em 2014 foi lançado o projeto Revitalização do Centro, que abrange a reforma da Estação Ferroviária. Em maio de 2015 foram concedidas seis salas da Estação para abrigar a Casa da Cultura Hip-Hop de Bauru, inaugurada em agosto do mesmo ano.
Fonte: Biblioteca IBGE
AUXILIE O BOA NOITE HISTÓRIA!Se você gosta das publicações históricas das cidades brasileiras, você pode auxiliar nosso trabalho de pesquisa e divulgação. Você pode contriubir para ampliarmos nosso acervo do site com milhares de fotos. A cada R$ 10 em contribuição, colocaremos um anúncio da sua empresa ou serviço em uma das páginas com fotos de cidades do seu Estado. Chave pix 45999978994 (Luiz Carlos da Cruz). Envie o comprovante com a arte publicitária da sua empresa para o whatsappa desse mesmo número de telefone da chave pix. Você também pode contribuir com imagens históricas de sua cidade enviando com um pequeno texto para o e-mail jornalismo.vida@gmail.com