Por sugestão de Roman, música e viola caipiras serão homenageadas

Homenagem foi proposta pelo deputado Evandro Roman (

A Câmara dos Deputados vai realizar nesta quinta-feira (13), às 10h, Sessão Solene em homenagem a música e viola caipira, com a presença de artistas, músicos, a Orquestra Paranaense de Música Caipira e apreciadores da música caipira de todo Brasil.

A homenagem, de autoria do deputado federal Evandro Roman (PSD/PR), será realizada para marcar o Dia Nacional da Música e Viola Caipira. A data foi discutida com parlamentares, artistas consagrados, especialistas e comunicadores em audiência pública, requerida por Roman, na Comissão de Cultura da Câmara.
A data é em homenagem ao nascimento de Cornélio Pires, importante etnógrafo da cultura caipira e do dialeto caipira e grande iniciador das gravações da música caipira. Desde 1929 bancou as primeiras gravações e ia para praça pública distribuir guaraná para que as pessoas ouvissem a música caipira.
Para Roman, “é uma forma de homenagear Cornélio Pires por ter introduzido a música caipira no Brasil  e reconhecer o instrumento e a música que representa a alma do homem do campo brasileiro. É uma dívida do parlamento de pelo menos trinta anos. Sou pé vermelho, do Oeste do Paraná, onde a música caipira é muito forte, e sempre me coloco como um verdadeiro caipira, criado no interior, com valores do caipira que carrego e tenho muito orgulho e digo que é uma paixão enorme cada um levar consigo a viola caipira no coração”, conclui o deputado.
Roman é o relator do Projeto de Lei n.º 7415/2017, de autoria do deputado federal João Daniel (PT/SE) que institui o dia 13 de julho como o Dia Nacional da Música e Viola Caipira. Na audiência pública que discutiu o projeto, os deputados presentes se uniram para fazer com que a matéria tramitasse na Câmara em caráter de urgência, com objetivo de que, já no próximo dia 13 de julho, o país pudesse comemorar o Dia Nacional da Música e Viola Caipira.
ORQUESTRA PARANAENSE DE VIOLA CAIPIRA 
O projeto que teve como um dos idealizadores o deputado Evandro Roman, iniciou em outubro de 2001, sendo o lançamento oficial da orquestra no dia 05 de dezembro de 2002, desde então realizando diversas apresentações, atingindo 100 cidades diferentes em todo estado do Paraná, passando também pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo e internacionalmente no ano de 2005 representaram o Mercosul na Argentina; na França especificamente em Paris com 4 apresentações,esta representando o BRASIL no Ano Brasil na França no ano de 2005 ; e no consulado brasileiro em Assunção em 2009, emocionando a todos que à assistem, e ouvem suas performances.
Seus professores gravaram o CD Viola da Terra, qual veio a conquistar o Prêmio Nacional de Viola pela Caixa Econômica Federal no Festival Nacional Voa Viola, ficando entre os 12 finalistas escolhidos que fazem melhor uso da viola caipira na atualidade no Brasil, dentre 339 grupos, indo tocar no Cine Teatro em Cuiabá,Mato Grosso no dia 03 de maio de 2012. E que em junho de 2013 foi contemplado com o mesmo trabalho no Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira III Ed., na categoria de melhor CD de música instrumental do País. Evento realizado na cidade de São Paulo, no dia 17 de junho no Memorial da América Latina.
Atualmente, este grupo está trabalhando com o  Projeto Viola Lindeira. Um convênio do Instituto da Viola Caipira de Cascavel Paraná, com a Itaipu_Binacional, que tem por objetivo ensinar a arte da viola caipira nos 16 municípios Lindeiros, ligados ao Lago de Itaipu, para mais de 600 alunos que representa uma média de 600 famílias assistidas semanalmente pelo projeto.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.