Do acervo de Renato César Vargas, o registro mostra o tradicional Ponto Azul, na região central, em algum momento do ano de 1950. Ao fundo, é possível ver ainda a entrada do Cine Império.
Acompanhando o desenvolvimento econômico e urbano de Ponta Grossa, em 1928 a cidade instituiu as suas primeiras linhas de ônibus, que levavam os moradores até as três regiões mais populosas: Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas.
No começo, os locais de embarque e desembarque de passageiros no centro do município ainda não estavam bem definidos, em função das rotas limitadas. Em meados de 1936, no entanto, começava-se a discutir a ampliação das linhas e, para isso, seria necessário uma melhor organização da infraestrutura.
Entre a ideia ser pensada e sair do papel, foram mais dez anos, mas em 1946 Ponta Grossa inaugurou o seu primeiro terminal de passageiros, o Ponto Azul, localizado na praça Barão do Rio Branco.
O apelido era em função da cor do prédio, azul, que era constituído de dois andares: no térreo era onde os ônibus paravam para o embarque e no primeiro andar havia uma lanchonete. Muito além de um terminal, o Ponto Azul também se tornou um dos lugares mais frequentados da cidade, se tornando ponto de socialização na época.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto – Acervo de Renato César Vargas / Acervo Ponta Grossa Histórica