Parceria com Consamu: “agora vamos trabalhar”

O prefeito Leonaldo Paranhos deu importante passo na manhã desta terça-feira (8) para ampliar a qualidade dos serviços oferecidos pela saúde pública de Cascavel. Ao final da Escola de Governo comandada pela Seajur (Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos), Paranhos assinou convênio com o Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) para gestão compartilhada na UPA Tancredo Neves.
Paranhos observou que a “a saúde é um desafio de todos, mas especialmente da equipe da Secretaria de Saúde”. De acordo com o prefeito, mesmo com todos esforço desprendido, essa equipe “é mal compreendida diante da grande demanda”. Segundo Paranhos, o programa de saúde brasileiro é universal, totalmente aberto. “É muito bom, mas claro que tem o seus problemas por ser um sistema aberto e ter ‘porta aberta’ e isso cria dificuldades”, pontuou, afirmando que “temos que enfrentar estes desafio e a nossa equipe tem sido maravilhosa, com dedicação e os nossos números todos já mostram uma evolução fantástica, mas é um tema que é diário que precisa de insistência e persistência todos os dias”.
O prefeito lembrou também que tem o compromisso de ampliar esse sistema de gestão compartilhada, proposta defendida em seu plano de governo, juntamente com o vice-prefeito Jorge Lange. “Fomos conhecer alguns modelos; os vereadores também trouxeram alguns modelos de OS (Organização Social). Mas, encontramos aqui em casa, na nossa cidade, o Consamu. Então, iniciamos esse sistema de administração compartilhada com essa ferramenta maravilhosa. O Consamu é um modelo para todo o Brasil de eficiência em urgência e emergência”, disse, completando que “nesse ato realizo um sonho e tenho muita confiança que é um modelo que vai dar certo: então, vamos trabalhar para atender a demanda da população”,
A diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Luciane Cavalli, representado o secretário Rubens Griep que está em Curitiba, ressaltou a “eficiência do Samu na regulação das urgências e, agora, esta parceria vai nos permitir colocar o atendimento adulto na UPA Tancredo e também otimizar o atendimento pediátrico na UPA Veneza, atendendo a nossa proposta de ter UPAs mistas que atendam a população; estamos sempre trabalhando para melhorar a saúde do nosso Município”.
O diretor executivo do Consamu, José Peixoto, lembrou que o consórcio já opera uma unidade em Guaíra, com bons resultados já completando o primeiro ano de parceria, “e agora temos uma nova etapa, um novo desafio porque a UPA Tancredo é bem maior”. Peixoto informou que o Consamu também está finalizando as tratativas para operar também uma UPA na cidade de Toledo e Marechal Cândido Rondon. “Agradeço ao prefeito Paranhos pela confiança e podem ter certeza que faremos o nosso trabalho no padrão Samu com qualidade e presteza no atendimento”, completou.
E agora?
A partir da assinatura do convênio, o Consamu dará ‘start’ aos processos licitatórios para reforma estrutural do atual prédio da UPA Tancredo para atender a legislação sanitária no que diz respeito ao atendimento misto (adultos e crianças) e também para compra de novos equipamentos. Atualmente, a antiga sede do Cedip, está sendo reformado para abrigar a pediatria enquanto a reforma no prédio principal for executada.
Além da reforma estrutural, a assinatura do convênio também possibilita que o Consamu inicie o processo de convocação dos profissionais já aprovados no concurso público realizado pelo consórcio.
(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.