Paranhos recepcionou hoje diversas autoridades, para abertura do Show Pecuário 2018

Ao recepcionar nesta manhã (24) a governadora do Paraná, Cida Borghetti, para a abertura oficial do Show Pecuário 2018 – que continua no Parque de Exposições Celso Garcia Cid de Cascavel até sexta-feira (27) – o prefeito Leonaldo Paranhos falou da decisão administrativa tomada desde o início da gestão, “de aproveitar os nossos líderes políticos para um projeto muito maior em prol do desenvolvimento da nossa cidade e região, pois o Poder Público tem uma dívida a saldar com o Oeste do Paraná”.

Dívida que no entendimento do chefe do Executivo de Cascavel significa, na prática, garantir aos produtores rurais e à iniciativa privada, condições de continuarem mantendo os patamares que colocam a região em destaque no País. “Nossa região é conhecida pelos números positivos principalmente no setor agrícola e pecuário; sempre falamos desses números que o Brasil conhece e que são fantásticos, mas esquecemos que o Poder Público muito deixou a desejar. Isso não é uma crítica à governadora, que assumiu recentemente e está pagando contas, mas um indicativo para que possamos seguir atendendo às necessidades há muito relegadas. Ao governo federal, por exemplo, faltou visão estratégica para aproveitar melhor o potencial do nosso produtor. Enquanto Município, temos a expectativa, com nossa equipe, de continuar avançando nos investimentos para o produtor, proporcionando melhores condições de vida no campo”, continuou o prefeito.

Investimentos que segundo o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, chegam a R$ 48 milhões em menos de dois anos e que são o maior da história da nossa cidade para o interior, com apoio de parceiros importantes, como os agentes políticos, que contribuíram com emendas e articulação como em projetos que resultaram em recursos via Itaipu Binacional.

De acordo com a governadora Cida Borghetti, o Oeste não pode ser esquecido; não pode ser isolado, “por isso entendi e trouxemos para nossos líderes, produtores e demais empresários o anúncio da desapropriação da área do aeroporto regional e a liberação de R$ 10,5 milhões para dar início às tratativas que garantirão este avanço para eliminar um dos gargalos. Não tenho dúvidas de que esta região dará um boom de desenvolvimento”, detalhou.

Homenagens
O trabalho voltado ao homem do campo rendeu um reconhecimento ao prefeito Paranhos durante a abertura do evento, feita pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná e pelo Sindicato Rural Patronal, organizadores do Show Pecuário, que chega à quarta edição. A governadora também foi homenageada, assim como o diretor da Itaipu, Newton Kaminski.

“Trata-se de um reconhecimento pelo empenho e dedicação que o prefeito e sua equipe vêm desenvolvendo com os agricultores de Cascavel, assim como a nossa governadora e à Itaipu”, disse o presidente do Sindicato Rural Patronal, Paulo Orso, que agradeceu os investimentos nas estradas, que garantem “qualidade ao escoamento e dignidade a quem mora no interior e que carrega toda a produção”.

Conservando Mais
O evento, segundo o presidente da Sociedade Rural, Adani Triches, oportuniza ao produtor ampliar o conhecimento na cadeia produtiva e tem na Prefeitura um dos grandes apoiadores e que hoje apresentou o “Conservando Mais’, uma iniciativa que segundo Agassiz Linhares Neto, visa à conservação do solo nas estradas rurais. Dois tratores e dois terraceadores já foram adquiridos, com recursos da Itaipu, para iniciar o projeto, que terá início nos próximos dias com reuniões nas comunidades para detalhar a metodologia a ser utilizada.

Sobre o Show
O Show Pecuário visa promover o avanço da pecuária na região Oeste do Paraná e trouxe para a abertura também o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa; o secretário de Estado da Segurança, Júlio Reis; deputados, líderes do setor cooperativo e autoridades do agronegócio.
“O mercado cada vez mais requer sanidade e qualidade e as lideranças do Oeste estão de parabéns. São orgulho para nosso País, pois estão dez passos à frente, já enxergando o mercado nacional”, avaliou o secretário Hiraiwa.

Amplo debate
Para o produtor rural, o evento oferece palestras e debates sobre a qualidade de silagem, novos materiais para cobertura de silos, novos equipamentos de ensilagem e inoculantes, período de transição nas vacas leiteiras, qualidade do leite, controle de diarreia de bezerros, ventilação e ambiência em produções, genoma, recria na pecuária de corte, anormalidades na reprodução de éguas, vitalidade de cordeiros, novas tecnologias e startups do agro entre outras atividades. Para o dia 27 está reservado o Encontro de Mulheres do Agronegócio, com expectativa de reunir 600 agricultoras.

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.