Paranhos recepciona atletas da canoagem em dia de homenagem

Foto: Vanderlei Faria

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, recepcionou oficialmente na manhã desta sexta-feira (31) a Equipe Nacional Permanente (ENP) de canoagem feminina, que terá pelos próximos meses o Lago Municipal como palco dos treinamentos que visam, principalmente, preparar atletas para as competições olímpicas de 2024.

Durante a solenidade, foi inaugurada a escultura do artista plástico Cesar Ferreira, denominada de “O Canoísta”. A obra é uma homenagem aos atletas e a referência que Cascavel se tornou para a canoagem nacional.

Paranhos destacou que a cidade é formada por expectativa, necessidade e sonhos diferentes e que o esporte também faz parte das transformações que acontecem no Município. Ele lembrou que recentemente, mesmo com a pandemia, Cascavel abriu, com sucesso, a temporada 2020 da Copa Truck e se prepara para receber os pilotos da Stock-Car.

“Nós temos que saber aproveitar o nosso DNA, queremos continuar sendo referência no esporte”, disse o prefeito. Ele homenageou as canoístas e disse que elas serão as embaixadoras do esporte e levarão o nome de Cascavel, cidade que se preocupa com as pessoas, para outras regiões.

Base nacional

Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura, passa a ser uma das quatro bases nacionais da Confederação Brasileira de Canoagem. Além da hospedagem, o Município oferece alimentação, transporte e toda a benfeitoria realizada na sede do Clube Regatas de Cascavel (CRC), que já revelou atletas para a seleção brasileira de canoagem.  “Para nós é espetacular isso, temos que, de fato, reconhecer o potencial da canoagem e do esporte em cascavel”, destacou o prefeito.

O secretário de Cultura e Esportes de Cascavel, Walter Parcianello, disse que a cidade passa a contar com grandes atletas da canoagem  feminina nacional que irão morar na cidade.

Trabalho de preparação

Beatriz Vergutz, treinadora da equipe nacional permanente, disse que trazer uma base nacional para Cascavel significa o reconhecimento dos trabalhos realizados pelo CRC nos últimos 11 anos. Ela lembrou que a cidade tem histórico de grandes conquistas nas modalidades individuais e coletivas. Segundo ela, os próximos meses serão de trabalho e dedicação com as atletas.

“A gente está dando um caminho para que as atletas possam realizar seus sonhos, que estão dentro delas. Às vezes se trabalha duro, mas não tem um direcionamento e nós estamos aqui para dar esse caminho, dentro de uma preparação técnica”, diz Beatriz acrescentando que Cascavel tem o que há de mais moderno em termos de ciência do esporte.

Para Soeli Vergutz, coordenadora do CRC, essa parceria entre o Município de Cascavel e a Confederação Brasileira de Canoagem está sendo elogiada em todo o Brasil pela organização e estrutura às atletas. “Graças ao esforço dessa gestão municipal, que vê no esporte uma oportunidade de alavancar a vida de um atleta, trazer mais visibilidade para a cidade e aproveitar  esse lago bonito que nós temos”, enfatiza.

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.