Paranhos entrega nova sede do CRAS Interlagos e anuncia novos investimentos

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um espaço de atendimento e escuta qualificada. Desenvolve o serviço de Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família) e tem por objetivo, fortalecer a função protetiva da família, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitar a superação de situações de fragilidade social vivenciadas, promover acessos a programas como Projovem Adolescente, Programa Bolsa Família e demais serviços socioassistenciais.

E para garantir o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social e melhorar o atendimento já existente na região do Bairro Interlagos, o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, entregaram hoje (23), a nova sede do CRAS Interlagos, na Rua Watkins Glen esquina com a Paul Ricard, no loteamento Julieta Bueno. A unidade faz em média 800 atendimentos mensais e este acompanhamento se dá por tempo indeterminado, até que as famílias consigam superar a dificuldade em que se encontram.

Durante o ato oficial, o prefeito Paranhos destacou o trabalho que Cascavel realiza na área assistencial, que é referência nacional. De acordo com ele, uma cidade precisa saber aonde quer chegar. “Precisamos ter um planejamento e estou feliz pela maturidade que alcançamos, uma cidade bem postada e posicionada. Alcançamos, entre os 5.568 municípios do Brasil, a 23ª posição no ranking  das melhores cidades para se investir e viver. E só conseguimos avançar porque não esquecemos de investir na educação, na saúde, na assistência social e em  todas  as áreas vitais para o bem estar da nossa população, porque não tem nenhuma obra mais importante para nós do que o ser humano”, completou.

A obra

O Loteamento Julieta Bueno, no bairro Interlagos, integra o Território Cidadão II e quando de sua instalação em maio de 2017, entre as demandas levantadas junto à população estava. a construção de uma nova sede para o CRAS. “E este é o papel do Território Cidadão, aproximar o governo municipal da população, ouvir e, na medida do possível, atender suas necessidades. Esta obra estava parada e por muito tempo foi motivo de transtorno para os moradores. Agora é realidade e todos já podem ser atendidos com conforto e os servidores podem trabalhar em um espaço digno”, destacou Paranhos.

O Cras do Interlagos já conta com cinco mil famílias referenciadas, que é o alcance estabelecido de atendimento de cada unidade dos Centros de Referência de Assistência Social, preconizado pelo Governo Federal. “Mas isso não significa que necessariamente, todas as cinco mil famílias necessitem de atendimento”, explicou o secretário Hudson Moreschi.

O prédio inaugurado hoje, em comemoração aos 67 anos de Cascavel  teve sua obra iniciada em 2015, mas devido a problemas com a construtora os trabalhos foram suspensos e retomados em 2017. Foram investidos R$ 1,2 milhão nos 600 metros quadrados de obra física, equipamentos e mobiliários. “Este é um momento muito importante para nós porque a luta foi grande. A comunidade participou, cobrou e nos ajudou a fazer a mudança para o prédio novo. E hoje já podemos começar o atendimento às famílias”, disse Moreschi.

Mais investimentos

Também durante a solenidade, o prefeito Paranhos conversou com os moradores e as lideranças locais e anunciou a construção de mais obras no loteamento Julieta Bueno. Em uma área próxima ao CRAS, hoje vazia, será implantada pista de caminhada, parquinho, academia da terceira idade, campo de futebol e “ainda vamos estudar a possibilidade de construirmos uma pista de skate para os jovens e crianças que praticam este esporte”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.