Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Almirante Tamandaré

A Orquestra Sinfônica do Paraná vai se apresentar no município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Os espetáculos serão na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no dia 23, às 10h, para crianças, e no dia 24, às 20h, será para o público em geral. A regência será do maestro Alexandre Brasolim. As entradas são gratuitas.

O concerto no dia 23 tem programa especial para as crianças, com a obra Pedro e o Lobo, conto musical, escrito em 1936, pelo do compositor russo Sergei Prokofiev. Cada instrumento da orquestra é associado a um personagem. O menino Pedro (representada pelas cordas da orquestra), que desobedece a uma ordem do avô (fagote) e resolve capturar um perigoso lobo (trompas) com a ajuda de amigos animais – o passarinho Sacha (flauta), a pata Sônia (oboé) e o gato Ivan (clarinete) e os tiros de fuzil (percussão). A história é comentada por um narrador, neste concerto pela atriz Helena de Jorge Portela.

Três obras estão no programa do dia 24. As Hébridas (A Gruta de Fingal): abertura em si menor, Op. 26, de Félix Mendelssohn, escrita em 1829, durante uma viagem que do compositor fez pela Escócia. A composição é uma alusão ao local da gruta basáltica da ilha de Staffa, invadida pelas ondas do mar. Em seguida será apresentada Bachianas brasileiras n°5, de Heitor Villa-Lobos, interpretada pela cantora lírica Karolyne Liesenberg. A Sinfonia n°5 (1°Movimento), de Ludwig van Beethoven, uma das obras mais conhecidas do compositor, encerra a programação.

As apresentações integram o projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos, da Secretaria de Cultura do Paraná e do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Almirante Tamandaré

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Rua Domingos Scucato – Jardim Monte Santo

Entrada franca

Dia 23, às 10h concerto para crianças / Dia 24, às 20h para a comunidade

Regência maestro Alexandre Brasolim

Participações da atriz Helena de Jorge Portela (narração) e da soprano Karolyne Liesenberg

(AENotícias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.