Novena de Finados começa nesta terça no Cemitério Central

Começa nesta terça-feira (24), no Cemitério Central de Cascavel, a tradicional Novena de Finados. Hoje os servidores da Acesc (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel) iniciaram o dia trabalhando nos últimos preparativos do espaço que irá receber os fieis.

A tenda tem 600 metros quadrados, com 800 cadeiras para acomodar as pessoas que aderem à novena, que só termina no dia 1º de Novembro. Até lá, todos os dias, às 6h30 e às 19 horas são realizadas missas que atraem pessoas de várias regiões da cidade. A celebração das 6h30 é conduzida pelo arcebispo de Cascavel, dom Mauro Aparecido dos Santos, e a cada noite, o padre de uma paróquia da cidade comanda a celebração das 19 horas.

De acordo com o superintendente da Acesc, Beto Guilherme, a chuva dos últimos dias resultou num pequeno atraso nos serviços nos cemitérios, mas os servidores da autarquia iniciaram a semana a todo vapor para deixar os quatro cemitérios urbanos prontos para a visitação já partir do dia 30 de outubro, próxima segunda-feira.

Hoje as equipes intensificaram a limpeza das ruas para poder iniciar ainda nesta segunda-feira (23) a pintura das mesmas e das calçadas e meio-fios. Algumas famílias também aproveitam para fazer a limpeza dos túmulos, fazer trocas de flores e arranjos.

Barracas
Além das melhorias, a Acesc já organizou a comercialização de produtos nos cemitérios no feriado. Interessados ainda podem adquirir espaços externos para a venda produtos como flores, velas, coroas, guloseimas, entre outros nos locais, durante o feriado.

Para evitar exploração dos fiéis, a Acesc também fiscaliza os preços praticados pelos comerciantes. “Fazemos uma pesquisa de mercado para que os produtos vendidos nas proximidades dos cemitérios não tenham preços abusivos”, detalha Guilherme.
A comercialização no Cemitério Central será liberada já a partir de segunda-feira (30). Interessados devem procurar o Gustavo, na Praça Cristo Redentor da Acesc, no Cemitério Central, para fazer a inscrição e locação.

Programação religiosa
Além da Novena de Finados, no Cemitério Central – que começa amanhã  (24) e segue até o dia 1º de novembro, com missas às 6h30 e às 19 horas – a Acesc definiu uma extensa programação para o Feriado de Finados, com missas em todos os cemitérios, conforme a relação abaixo.

Dia 2 de novembro

Cemitério Central
1ª Missa – 07h30 – Celebração: Dom Mauro;
2ª Missa – 9h00 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio;
3ª Missa – 17h00 – Paróquia São Paulo;
4ª Missa – 19h00 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio.

Cemitério São Luiz (Parque São Cristóvão)
1ª Missa – 9h00 – Paróquia São Cristovão;
2ª Missa – 17h00 – Paróquia São Cristovão.

Cemitério Jardim da Saudade (Bairro Guarujá)
1ª Missa – 9h00 – Paróquia São Francisco de Assis.

Cemitério Cristo Redentor (Bairro Guarujá)
1ª Missa – 16h00 – Paróquia São Francisco de Assis.

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.