Nova retroescavadeira reforça as ações no interior

Máquina, oriunda de emenda parlamentar, foi repassada ao Município de Cascavel na tarde desta quinta-feira

Nova retroescavadeira foi repassado ao Município hoje (Secom)

Os trabalhos que o Município de Cascavel vem desenvolvendo no interior ganhou reforço, nesta sexta-feira (30), de uma máquina retroescavadeira. O equipamento é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Hidekazu Takayama e foi repassado à Prefeitura de Cascavel por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). O convênio de cessão de uso é de dois anos. Nesse período, a gestão e fiscalização do uso é de responsabilidade da Seab e, posteriormente, o maquinário é cedido definitivamente e incorporado ao patrimônio do Município.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que é momento de comemorar os investimentos na agricultura. “Comemoramos por um simples motivo: nós somos uma cidade agrícola,  nós vivemos da agricultura, da produção, da pecuária, esse é o nosso DNA”, avalia o prefeito.

Nos últimos três anos, os investimentos na agricultura triplicaram. A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) saiu de 32 máquinas para 76. “Essa máquina vem somar a todos os investimentos que o Município tem feito na agricultura e que são extremamente importantes para a nossa economia, para o produtor rural e também para a nossa cidade”, diz o secretário Renato Segalla.

Para o vereador Misael Junior, que intermediou junto ao deputado Takayama os recursos para aquisição da retroescavadeira, nada melhor do que receber o equipamento na semana em que se comemora o Dia do Agricultor. “Essa é uma máquina que vem trazer benefícios ao nosso campo, à nossa agricultura que já tem recebido 310 km de estradas novas” observa.

Manoel Chaves, chefe regional da Seab, explica que após o término do contrato de cessão de uso, a máquina deverá ser repassada definitivamente ao Município. “A nossa função, da Secretaria de Agricultura, é estar fiscalizando, fazendo a gestão do bom uso da máquina, fazemos isso em todos o municípios. Depois desse contrato, desse termo de uso, aí é por conta da prefeitura”, declara.

O presidente do Sindicato Rural Patronal, Paulo Orso, disse que a gestão está fazendo a diferença na agricultura do município. “A família rural tem sido incansável na geração de emprego e renda, ajudando o Município, o Estado e o Pais. E nós nos sentimos muito felizes com esse ato, recebendo um equipamento desses que vai perdurar muito tempo trabalhando no campo, mas principalmente pela valorização, de um prefeito comprometido e preocupado com o homem do campo”, diz.

A máquina, uma retroescavadeira modelo RD 406 STD (Randon), irá atuará principalmente nas reformas de bueiros e pontes, além de limpezas de beira da estrada onde há necessidade de escoamento de água. O valor investido é de R$ 170 mil.

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.