Nova Mesa Diretora toma posse com Alécio Espínola presidente

Nesta segunda-feira (4) a Câmara de Cascavel retomou suas atividades após o recesso parlamentar e realizou a primeira sessão do ano já com a nova Mesa Diretora da Casa. A posse dos vereadores Alécio Espínola/PSC, presidente, Roberto Parra/MDB, 1º vice-presidente, Valdecir Alcântara/PSL, 2º vice-presidente, Aldonir Cabral/PDT, 1º secretário e Paulo Porto/PCdoB, 2º secretário aconteceu antes da sessão com a presença do prefeito Leonaldo Paranhos, secretários municipais, representantes da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, associações de bairro, faculdades e entidades da sociedade civil.

Os vereadores já atuam nas respectivas funções desde o dia 1º de janeiro e cabe a eles ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, que em 2019 tem um orçamento superior a R$ 27 milhões e 173 funcionários. Além disso, é a Mesa Diretora quem coordena todo o trabalho legislativo, as pautas de cada sessão e a tramitação dos projetos.

Em seu discurso, Alécio Espínola, garantiu que sua gestão respeitará todas as prerrogativas dos parlamentares, sejam eles de base ou oposição. “Sou presidente de um colegiado de vereadores e é meu dever fortalecer, junto com meus colegas, o Poder Legislativo e sua atuação democrática”, defendeu. O presidente propôs ainda a realização de pelo menos uma sessão ordinária por mês no período noturno e ainda um cronograma de sessões itinerantes, promovidas nos bairros e distritos, também uma vez ao mês. “Com a ampliação dos espaços de debate para o período noturno e fora no plenário da Câmara, permitimos que uma parcela muito maior da comunidade participe das atividades legislativas, conheça melhor seus representantes e apresente suas demandas de maneira mais direta”, explica Alécio Espínola.

O que faz a Mesa Diretora

O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter a ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.

O 1º e o 2º vice-presidentes têm a função de substituir o presidente em sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.

O 1º Secretário e o 2º Secretário devem verificar a presença dos vereadores em cada sessão, anotar faltas e justificativas, realizar a leitura do expediente recebido pela Mesa durante a semana e encerrar o livro no final da sessão.

Assessoria de Imprensa/CMC

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.