No primeiro dia de distribuição, mais de mil crianças recebem uniformes

Uniformes começaram a ser repassados hoje (Divulgação/Secom)

Um refeitório lotado de crianças com olhares curiosos e ansiosos. Foi assim que começou a tarde na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, do Bairro Interlagos, marcando nesta quarta-feira (28) o início da entrega dos kits de uniformes escolares da Rede Municipal de Ensino de Cascavel. A distribuição dos kits ainda neste primeiro semestre é fruto de um esforço coletivo da administração, que permitiu que os alunos do Território Cidadão II tivessem acesso ao novo uniforme escolar em menos de dois meses da realização da licitação realizada em 3 de maio, com o desconto expressivo de R$ 2,8 milhões.

E não eram somente as crianças que estavam ansiosas por este dia. Para o prefeito Leonaldo Paranhos a data também vinha sendo aguardada. “Estou muito feliz nesta tarde, pois há 19 anos eu fiz a Lei do Uniforme Escolar para que todas as crianças, independente da região da cidade que morassem, tivessem um uniforme igual. E estar aqui no meu primeiro ano de mandato entregando o uniforme é muito gratificante”.

Qualidade assegurada
Emocionado, o prefeito ainda relatou que até a chegada dos uniformes ainda estava bastante apreensivo quanto à qualidade dos materiais que seriam entregues às crianças, e que ficou feliz quando percebeu que ela correspondeu ao previsto em todos os itens.

Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, o dia também foi bastante importante, tendo em vista toda a celeridade empenhada no processo de licitação e na entrega dos kits. “Nós conseguimos fazer a entrega para esta região dentro do prazo que tínhamos por objetivo e estamos felizes por entregar um uniforme de qualidade”.

Aprovação
Para a diretora da escola, Jaqueline Bonin Borges, a entrega representa “segurança para a criança dentro e fora da escola, uma vez que o uniforme identifica o aluno”.

Franciele Porcino da Silva, que tem duas filhas que estudam, uma na Escola Francisco Vaz, e outra no Cmei Irmã Iolanda Guzman Basan, que também recebeu os kits hoje, além da segurança ao aluno, o uniforme gratuito reflete no orçamento familiar. “É uma ajuda e tanto e faz muita diferença, principalmente no meu caso, que teria que comprar uniforme para duas crianças”.

Além do prefeito e da secretária, acompanharam a entrega dos kits representantes do Comitê dos Uniformes e os vereadores Valdecir Alcântara, Carlinhos de Oliveira, Josias de Souza, Celso Dal Molin e o professor Nildo Santello.

1.040 kits entregues
Ao todo, foram entregues cerca de mil kits escolares hoje. Além de 774 na Escola Francisco Vaz, também receberam os uniformes os 159 alunos do Cmei Irmã Iolanda Guzman Basan e os 107 do Cmei Castelinho, todos do Bairro Interlagos.

A Secretaria de Educação deve receber nos próximos dias mais remessas de cada item, que completará os 29.095 kits que foram adquiridos. Estes kits serão montados nas férias escolares para que os demais alunos da rede possam receber o uniforme escolar já nos primeiros dias após a retomada das aulas.

Para 2018 
A secretária lembrou, ainda, que o processo licitatório para a aquisição do uniforme escolar do próximo ano está previsto para iniciar em agosto e, para essa aquisição, também está sendo estudada a possibilidade de se adquirir um uniforme mais adequado à idade dos alunos da Educação Infantil.

“Nós estamos trabalhando no sentido de melhorar o uniforme para as crianças menores, pensando em um modelo novo de calçado e talvez até a inclusão de bodies ao invés das camisetas para os bebês”, explica.

(Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.