Navios de cruzeiros poderão voltar a atracar no Litoral

porto de Paranaguá (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo estuda a possibilidade de navios de cruzeiro (turísticos) fazerem a parada no Litoral do Paraná, qual a logística e operação necessária e quais os atrativos turísticos que podem ser explorados na região.

O estudo é resultado de reunião desta quarta-feira (29) na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, em Paranaguá, com representantes da Paraná Turismo, da MS Eco Cruises, Prefeitura de Antonina e diretoria dos Portos do Paraná.

“O turismo é uma prioridade desse Governo e o turismo náutico no Litoral passa a ser uma grande porta de entrada para o desenvolvimento em todo o Estado”, diz o secretário Márcio Nunes. “A reunião foi muito importante para que todas as partes entendam a logística dessa operação”, afirmou.

Segundo ele, o objetivo dessa primeira reunião é estruturar o melhor local de parada dos navios e não ser apenas uma escala, mas sim uma possibilidade de embarque e desembarque de passageiros.

O superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, diz que o desafio é grande, porque são anos sem receber navios cruzeiros e a orientação do Governo é que se busque mais esse atrativo para o Litoral. “São projetos importantes e o que o Porto irá buscar é dar apoio operacional para isso”, afirmou.

Reuniões 

O objetivo é que se façam reuniões técnicas com representantes dos municípios, portos, empresas de navios, turismo e meio ambiente para que se tenha um levantamento real da possibilidade de desenvolver mais essa forma de turismo no Litoral.

Segundo Nunes, essa reunião foi um grande passo para colocar o projeto em prática. “Se temos 1000 quilômetros para andar, andamos 1 quilômetro hoje, no sentido que nós queremos transformar o Paraná no Estado mais moderno e mais sustentável do Brasil. Mas para que isso aconteça, nós precisamos aprofundar os estudos”, acrescentou.

(Agência Estadual de Notícias)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.