Banda Abdas: Música “para tocar essa geração”

A música dos curitibanos da Banda Abdas não pretende fazer você apenas sorrir pelo embalo latino ou suspirar com a balada mais emotiva. “A onda é outra” e bem mais alta…

Música alegre, de qualidade, contagiante e que dá o seu recado de forma direta, poética, verdadeira e comprometida com a essência que uniu músicos curitibanos com um toque “latino” que, ouso dizer, é sua “marca registrada”. Estou falando da Banda Abdas, que já tem, segundo eles mesmos, mais de 10anos de estradas com muitas “idas e vidas”. Quem acompanha o Boas Notícias sabe que quando escrevo (ao meu estilo) sobre música, é porque realmente gostei do “conjunto da obra”.

Nos dias de hoje, com a facilidade de acesso a tanta informação e diversidade, é preciso ser criterioso com o que se escuta, não apenas pela qualidade musical, mas com o conteúdo. Arranjos bem feitos e que trazem harmonia agradável aos ouvidos, impulsionam o corpo, e prendem a mente e coração não podem estar dissociados de uma letra com conteúdo que traga mensagem que instigue a reflexão e que promova crescimento, transformação.

Procure escutar a Abdas e vai entender o que estou escrevendo.

“Por acaso”

Encontrei a Abdas por acaso. Procurava outras versões da música da antiga banda Vrarros, também de Curitiba e que também tem uma canção com o título “Festa”. Então, o “Seu Google”me apresentou outra “Festa” que tinha a mesma mensagem, mas não era aquela que procurava. Aí, quando escutei a introdução feita com um trombone de vara, com um ‘riffizinho’ da guitarra “limpa” no fundo, seguida de uma virada bem bolada da “batera” e aquela pegada do baixo… Ah, foi “amor nos primeiros compassos”. Curti e ouvi inteira e várias vezes. E aí, quem escuta o Oziel Longuinho, até pode querer fazer essa ou aquela comparação, porém, não tem como comparar porque a “Festa é de primeira”… Mas, nada é por acaso não!

“Chamado claro”

E “glória a Deus” pela internet e o Facebook. Pouco depois de escutar o single “Festa” e outras canções do primeiro CD da banda, lançado ainda em 2011, fiz contato com a banda e de “bate-pronto”, o E.J. (baixista e compositor Emídio Junior) respondeu e começamos a conversar. No resumo, depois que apresentei o projeto do Boas Notícias, E.J. respondeu: “Amém irmão! Deus tem usado muitas pessoas pra nos abençoar. Somos fruto de um chamado claro de Deus: Tocar nossa geração com uma canção diferente do tradicional. E isso tem sido para nós um pretexto para tocar pessoas de dentro de nossas Igrejas que perderam a referência do verdadeiro louvor, que adora pelo que Deus é e não, simplesmente, pelo que Ele pode fazer”.

A música destes curitibanos não pretende fazer você apenas sorrir pelo embalo latino ou suspirar com a balada mais emotiva. “A onda é outra” e bem mais alta… A banda apresenta um Deus que é “Santo Poderoso”, que te faz andar “Acima das Circunstâncias” e está sempre a “A tu lado”; ao lado daqueles que são “Marcados pela Fé” e tem consciência que tudo que somos e temos “Foi Ele quem deu”!

O parágrafo anterior traz os títulos quatro títulos das oito músicas autorais que a banda traz no seu novo CD, “Essa é a Nossa Onda”, que está saindo do forno. Acesse o Facebook da banda (facebook.com/abdasoficial), faça contato, escute e reserve o seu CD. Vale a pena, eu garanto!

A banda

Abdas, originalmente, vem do hebraico e significa “servo”, mas nesse caso significa também a união de amigos que compartilham do mesmo chamado: tocar uma geração com música boa e muita presença de Deus. Formada no ano de 2001, a banda tem como alvo fazer música para jovens. O tempo passou, a formação original sofreu algumas alterações, porém, o desejo de adorar a Deus de maneira alegre continuou.  Entre os anos de 2004 e 2009, os membros originais da banda buscaram envolvimento dentro de suas igrejas locais, onde se dedicaram aos ministérios de música e jovens. O passar dos anos trouxe também o amadurecimento dos integrantes.

A Banda já passou por vários momentos difíceis, mas sem dúvida o maior foi a morte do Márcio Souza (teclado/violão), em 2011. Essas e outras situações na vida pessoal de cada integrante têm levado a banda a experimentar o cuidado de Deus, crendo que Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.  Hoje, entre idas e vindas, são somados 10 anos em atividade, ministrando em vários lugares do Brasil e também no exterior.

A atual formação da Abdas conta com Oziel Longuinho (vocalista), Elias Souza (guitarra), Emídio Júnior (contrabaixo), William Oliveira (teclados), todos os membros da Comunidade Cristã de Curitiba. Mas, a banda ainda conta mais três músicos nos metais que completam a banda quando necessário, totalizando sete músicos e mais duas pessoas da produção.Cada músico, além de suas funções e responsabilidades na banda, tem suas vidas profissionais fora dela. Nenhum dos integrantes fixos do grupo sobrevive financeiramente dos recursos provenientes do ministério, mas, pelo contrário, investem tempo e recursos próprios para cumprir o chamado de Deus que os uniu.

(Paulo Alexandre, especial para o Boas Notícias)

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.