“Multiverso”: Sala Verde recebe exposição artístico-terapêutica

A Sala Verde da Biblioteca Pública Sandálio dos Santos está recebendo a exposição “Multiverso”, do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial), que foi aberta hoje e continua até o dia 30 de julho. As obras podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

O Caps III atende em média 350 pacientes ao mês e conta ainda com dois serviços residenciais terapêuticos (casa) vinculados à demanda com dez moradores cada. O projeto terapêutico do serviço conta com oficina de artes que tem a finalidade de estimular a criatividade, a motivação e a construção de vínculos por meio de atividades livres e dirigidas.

É por meio desta oficina que os pacientes desenvolvem diversos aspectos cognitivos, motores e emocionais e, em especial, ganham habilidades expressivas, ampliando a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, utilizando-se das diferentes técnicas, materiais, cores e formas.

Além do tratamento clínico indispensável, pessoas com transtorno mental necessitam ter reconstituído o direito de criar, opinar, escolher e relacionar-se e a atividade artística enfatiza o processo construtivo e a criação do novo, por meio da produção de acontecimentos, experiências, ações e objetos que reinventam o modo de olhar o mundo.

A oficina de Artes e a exposição Multiverso foi conduzida pela artista plástica e arte terapeuta Izabel Maciak, que com sua competência e sensibilidade incentiva os pacientes a desenvolverem habilidades e expressarem sentimentos por meio da pintura de telas e explorarem o mundo das cores.

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.