Londrina recebe a 8ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos

HANDEBOL C.R.: Final feminino

Londrina sedia a partir desta quarta-feira (19) a oitava edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), evento de rendimento com a participação de diversos paratletas medalhistas em Sul-Americanos, Pan-Americanos e Paralimpíadas. A abertura oficial será na quinta-feira (20), às 19h, no ginásio do Colégio Vicente Rijo, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. As disputas iniciam um dia antes.

A competição terá número o recorde de 50 cidades, sete a mais do que na última edição, e estão confirmados 1.132 atletas. São cerca de 1,7 mil participantes entre organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas iniciam na quarta-feira (19) e encerram no domingo (23), em 14 praças esportivas.

A maior delegação será a de Cascavel, com 237 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Curitiba veem em seguida, com 217 participantes, e Maringá, com 189 pessoas. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada em 2012.

Neste ano serão 17 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal – deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, Handebol – deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

A modalidade de rugby em cadeira de rodas já aconteceu no último fim de semana em Curitiba. A equipe da Capital garantiu o título de forma invicta ao vencer os dois confrontos por 30 a 16 e 38 a 20. Colombo ficou com na segunda posição e Campo Largo encerrou em terceiro lugar.

AVANÇOS – A equipe organizadora da Esporte Paraná está desde sábado (15) em Londrina acertando todos os detalhes. Pensando no conforto e buscando evoluir em todos os aspectos, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior determinou que todos os atletas ficassem hospedados em hotéis. Essa era uma preocupação que os envolvidos na realização dos Parajaps sempre tinham e que agora foi finalmente solucionada.

“Receberemos aproximadamente 2 mil pessoas entre atletas, dirigentes, comissão executiva estadual e comissão executiva municipal, e depois de um hiato de dois anos teremos hotel para todos os participantes. Isso é motivo para comemorarmos”, destaca o supervisor de Esporte e Rendimento da Esporte Paraná, Emerson Venturini ‘Milico’.

“O Governo do Estado tem a preocupação com o fomento do esporte paralímpico, não apenas pelo seu crescimento competitivo, que tem hoje no Paraná uma referência nacional, mas principalmente no que se refere à criação de um cenário que permita mais qualidade de vida e a possibilidade de uma carreira vitoriosa para a pessoa com deficiência”, destaca o diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski.

As três primeiras edições dos Parajaps foram realizadas em Londrina. Na sequência Curitiba sediou o evento por dois anos consecutivos e em 2017 Maringá recebeu a disputa. Agora, Londrina sedia a competição pelo segundo ano consecutivo.

Os Parajaps, direcionados exclusivamente para pessoas com algum tipo de deficiência, são organizados e executados pelo Governo do Estado por meio da Esporte Paraná.

(AENotícias)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.