Literatura paranaense pode ganhar destaque especial no calendário escolar

Escritores paranaenses – Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan, Paulo Leminski, entre outros –   podem ganhar uma semana de destaque no calendário escolar aqui no Paraná. Esse é o objetivo do projeto apresentado pelo deputado Requião Filho (PMDB), que propõe a promoção de um período de atividades diferenciadas para reverenciar estes e outros autores, com a criação da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado, e será votado em primeiro turno na sessão plenária desta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Na justificativa da proposta o deputado diz que “o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade”. “Isto contribui para a formação e o desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes, além de aprenderem com isto a valorizar e a conhecer a própria cultura, a própria história”, acrescenta. Quando apresentou a proposição, Requião Filho disse que por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica. O projeto estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovido pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano.

(Assessoria)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.