Julio Szymanski e Rejane Martins abrem exposição de fotografia e poesia no MAC

Julio Szymanski e Rejane Martins Pires são jornalistas. Ele fotografa. Ela escreve. Desde sempre. Agora, resolveram juntar suas produções e encarar uma exposição. “Encantos”, que será aberta no dia 07 de julho, às 19h30, no Museu de Arte de Cascavel (MAC), traz poesia e fotografia num ambiente único. São 50 belas imagens de Cascavel produzidas por Júlio ao longo dos últimos três anos, misturadas à obra poética de Rejane.
Ambos propõem uma narrativa simbólica de Cascavel dentro de uma atmosfera atemporal de espanto. O resultado é uma exposição carregada de sutilezas e sensações. As imagens de Julio impactam pela beleza do espaço coletivo, da natureza singular, da arquitetura moderna. Evocam um universo denso em contraponto ao discurso cotidiano e fragmentado da cidade.
Os poemas de Rejane desafiam esta mesma cidade. Provocam uma desordem, arrombam o pensamento, penetram na alma do espectador, sacodem lembranças e memórias. Com um olhar estético e sensível sobre Cascavel, fotógrafo e poeta mostram uma cidade paradoxal, porém em harmonia com seu tempo.
Proposta local
Ao abrir suas portas para a fotografia e a poesia, o Museu de Arte de Cascavel (MAC) mostra um avanço em sua proposta. “Isso representa uma mudança positiva. Considerar arte, hoje, é levar em conta ideias, contextos sociais e históricos, enfim, uma infinidade de questões que se impõem para artistas, curadores e público”, explica o coordenador do MAC, Antonio Carlos Machado.
Inaugurado em 1996, já com características inusitadas, o MAC sediou grandes exposições como a 3ª Mostra Vento Sul, exposição de artes plásticas dos países do Mercosul, além de artistas premiados local e nacionalmente.
QUEM SÃO ELES
Julio Szymanski
Formado em Publicidade e Jornalismo. Começou a fotografar em 2005, encantado com as fotos que seu avô produzia de paisagens, em especial de árvores floridas. Desde 2005, é parceiro da Agência Estado, teve fotos publicadas em veículos de comunicação de circulação nacional como as revistas Veja e Exame e o jornal O Estado de S. Paulo. Participou da montagem de filmes locais, como “O Monte Carmel”, o curta “Amante das Mãos Amarelas” e o documentário “A Revolução Esquecida”. Atualmente é sócio-proprietário da Universal Filmes, empresa que atua no ramo de filmagem de eventos e produções para a televisão. Colabora com a seção Poeme-se da Revista Aldeia e é professor de piano na Escola de Música Som e Ritmo de Cascavel.
Rejane Martisn Pires
Rejane Martins Pires é jornalista. Sócia-proprietária e editora da “Revista Aldeia”, com nove anos de circulação ininterrupta. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem pós-graduação em Propaganda e Marketing pelo Inbrape. Também é formada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) e Direito, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (Univel). Atua no jornalismo há duas décadas e durante este período obteve 11 prêmios de jornalismo da Amop, Fecomércio, Unimed e Ocepar. É fundadora da Academia Cascavelense de Letras (ACL) e tem dois livros de poesia publicados: “Ruptura” (1998) e “O balde vermelho” (2014), sendo este registrado na Biblioteca Pública Nacional e nos anais do Curso de Letras (como verbete literário de escritoras paranaenses) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). (Assessoria)
SERVIÇO
Exposição Encantos
Data: Abertura no dia 07 de julho
Horário: 19h30
Local: Museu de Arte de Cascavel (MAC) – R. Mato Grosso, 2909
Visitação: segunda a sexta, das 9 às 17 horas, até o dia 14 de agosto