Iphan dá sinal verde para construção da usina São Pedro em Cantagalo

Área onde será construída a UTE São Pedro

A tão esperada construção da UTE São Pedro, usina termoelétrica idealizada pelo empresário Paulo Linke, teve mais um avanço com o parecer conclusivo da superintendência estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O ofício, assinado pelo superintendente José Luiz Desordi Lautert, foi encaminhado no início da semana ao empresário cantagalense.

A decisão do superintendente aconteceu após análise do Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico do empreendimento, feito pela arqueóloga Larisse Costa.

“Considerando a análise do Relatório da Avaliação de Impacto ao patrimônio Arqueológico na Área de implantação da UTE São Pedro, município de Cantagalo, estado do Paraná, manifesto-me, com base disposto na Lei Federal nº 3.924/61; na Portaria Sphan nº 07/88 e na IN nº 001/15 por sua aprovação, por entender que a equipe de pesquisa executou todos os procedimentos previstos no projeto previamente aprovado, ao tempo em que informo que, no que concerne ao IPHAN, não restam pendências quanto ao licenciamento do empreendimento em epígrafe, visto que as pesquisas realizadas não identificaram vestígios ou contextos arqueológicos”, escreveu a arqueóloga no relatório.

Foram 15 itens analisados sem qualquer indício de achado arqueológico que poderia impedir a obra. O empreendimento tem o apoio do prefeito Jair Rocha da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.