Há 59 anos, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo

Os heróis do primeiro título do Brasil (Arquivo/CBF)

Quando Bellini levantou a Jules Rimet, no Rasunda, o mundo do futebol mudou. O Brasil era enfim campeão. O país de grandes craques como Pelé, Nilton Santos e Garrincha, do Maracanã lotado e do povo apaixonado, conquistou, na Suécia, sua primeira Copa do Mundo.

A final, contra os donos da casa, no dia 29 de junho de 1958, foi uma demonstração de força e talento difícil de esquecer. Comandado por Pelé, o Brasil atropelou a Suécia por 5 a 2. O Rei, então aos 17 anos de idade, fez das suas. O placar foi fechado com um gol do maior de todos os tempos, que marcou dois naquela tarde.

Esse foi só o primeiro passo da Seleção que se transformaria na maior campeã do mundo, com cinco títulos. Uma conquista que fez o Brasil marcar seu território no futebol mundial: o topo. O brasileiro nasceu para jogar futebol. Desde os campos mais distantes do nosso país, até uma final de Copa do Mundo, o futebol faz parte de nossa identidade. Não é à toa que carregamos, sobre o peito esquerdo da Amarelinha, cinco estrelas. E tudo começou naquela tarde de glórias no Rasunda.

Obrigado aos campeões de 1958. Nada disso seria possível sem vocês. O futebol brasileiro será eternamente grato.

Os jogadores

A equipe campeã, comandada pelo técnico Vicente Feola era composta pelos seguintes jogadores: Gilmar, Castilho,
De Sordi, Djalma Santos, Dino Sani, Mauro, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Oreco, Didi, Zito, Moacir, Dida, Garrincha, Zagallo, Pelé, Pepe, Joel, Vavá, Mazzola e Zózimo.

(Agência CBF)

 

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.