Há 17 anos ONG promove resgate social através do esporte

Com uma boa palavra de incentivo e de fé, Juarez Assmann, coordenador da ONG (Organização Não Governamental) Atletas de Jesus, consegue prender a atenção dos garotos que recebem instruções sobre atitudes importantes do dia-a-dia. E olha que prender a atenção de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não é uma tarefa das mais fáceis.
A ONG surgiu há 17 anos em Cascavel, é mantida por voluntários e usa o futebol para promover o crescimento pessoal dos alunos. Desde o início dos trabalhos, mais de 10 mil crianças e adolescentes passaram pelo projeto.
O trabalho é desenvolvido nos bairros Tarumã e Periolo, na região norte de Cascavel. Em campo, os alunos aprendem sobre o esporte, numa introdução ao futebol. Longe dos treinos, eles participam de palestras sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis, se manter longe das drogas e saber respeitar as pessoas. As reuniões acontecem uma vez por mês no salão comunitário e os pais também participam.

Atualmente 150 garotos participam do projeto. “Um projeto como esse só vai para frente se tiver o apoio de todos, principalmente dos pais e empresários”, diz o coordenador.
Neste sábado (24), quem esteve no projeto para dar uma palavra de incentivo a garotada foi o ex-zagueiro Ávalos, que foi campeão brasileiro pelo Santos em 2004, mas que também teve passagem pelo Cascavel Esporte Clube. Ele fez uma avaliação dos atletas.
O projeto não tem objetivo apenas de formar atletas, mas através da ONG os alunos têm verdadeiras lições de cidadania, de formação pessoal e encaminhamento para os desafios que a vida impõe.
A ONG trabalha com apoio de empresários e outros profissionais. Os interessados em auxiliar o projeto podem entrar em contato pelo telefone (45) 99962-7471.